33 Legionários se ordenam em Roma pelas mãos do Cardeal Giuseppe Bertello

0
252

FONTE: Escritório de Imprensa Internacional em Roma- Pe. Aaron Smith L.C.

Roma, 16 de dezembro de 2017.- O cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governatorado do Estado da Cidade do Vaticano e presidente da Comissão Pontifícia para a Cidade do Vaticano, presidiu a ordenação  sacerdotal de 33 legionários de Cristo na Basílica de São Pablo Extramuros. Assistiram à cerimônia mais de 3 mil pessoas, entre familiares, amigos, colegas do seminário e formadores. O Pe. Eduardo Robles Gil, L.C., diretor geral dos Legionários de Cristo e do Movimento Regnum Christi, apresentou aos candidatos à ordenação.

Em sua homilia, o Cardeal Bertello disse: “Na origem de toda vocação há uma Voz que chama, que muda a vida: alguém sente que é acompanhado pela presença do Senhor que o convida desde os primeiros anos de sua vida; outros, ao contrário, são convidados a deixar as redes, um ofício, uma carreira, para seguir Jesus na idade adulta. Em todos os casos, se trata de um chamado, de uma vocação.”

Fazendo referência à liturgia do domingo Gaudete, comentou: “Nossa alegria se transforma depois em agradecimento ao Senhor, porque Ele é o verdadeiro protagonista de todas as coisas boas. Dele provém a vocação e a graça da perseverança. Nosso pensamento também se dirige àqueles que viram nascer, sustentaram e acompanharam a resposta destes ordenandos ao chamado do Senhor: seus familiares, seus superiores, seus formadores.”

A seguir, dirigindo-se aos ordenandos, lhes disse: “Dentro de pouco, o Espírito do Senhor descenderá sobre vocês, os consagrará com a unção e os fará partícipes, de maneira singular, do sacerdócio de Cristo, e atuarão em Seu nome. Com o seu ministério, estão chamados a proclamar a todos que Deus não abandona o homem e, diante de tantos males que afligem a sociedade, as injustiças, os sofrimentos, levam com a sua vida uma mensagem de confiança e de fraternidade aos pobres, àqueles que esperam uma palavra de consolação e têm necessidade de ser defendidos nos seus direitos e consolados em suas dores.”

O reitor do Colégio Internacional Legionários de Cristo em Roma, o Pe. Christopher Brackett, L.C., comenta: “Ver a estes meus irmãos ordenados sacerdotes é para mim como se Deus quisesse dizer aos homens que não devem perder a esperança, que não estão sozinhos, que seu amor é grande e que sempre nos dará pastores para cuidar de seu povo. É bonito ver a generosidade destes homens que se ordenam. Viveram e acreditaram, mesmo com suas limitações e debilidades. Comove-me vê-los chegar ao altar e ser transformados pela graça de Deus em “outros Cristos”.”

O reitor da comunidade de teologia da Sede da direção geral, o Pe. Ignacio Sarre, L.C., comenta: “A ordenação é ponto de chegada porque, sem dúvida, foram muitos anos de formação, de caminho, de esforço para chegar a esse momento. Por isso, se vive com muita alegria e gratidão: a Deus, que é de quem vem todo bem; a eles, que foram generosos; a seus familiares e a todos os que os apoiaram. Mas também, e sobretudo, é ponto de partida. É o início daquilo para o que se prepararam. E nesse sentido o mais importante é que se mantenham a partir daí numa atitude contínua e crescente de amor e de entrega, o que chamamos “formação permanente”. Eu gusto, por isso, de repetir que não se estão preparando “para a ordenação”, que é um dia e passa logo, mas para toda uma vida de entrega no ministério, como legionários de Cristo.”

Pe. Eduardo Robles Gil, L.C., diretor geral dos legionários de Cristo e do Movimento Regnum Christi comenta: “Para a Legião de Cristo e o Regnum Christi é uma alegria imensa poder oferecer à Igreja 33 novos sacerdotes, que colaborarão com seu ministério sacerdotal a fazer presente no coração das pessoas e na sociedade o amor misericordioso de Deus, que dentro de uma semana o contemplaremos no mistério de Belém, nascendo por amor à humanidade.”

Na ordenação concelebraram cerca de 150 sacerdotes. Assistiram no rito da unção das mãos e da entrega do cálice e da patena D. Jorge Carlos Patrón Wong, secretário para os Seminários da Sagrada Congregação para o Clero, e D. Paolino Schiavon, bispo auxiliar emérito da diocese de Roma.

 Quem são os novos sacerdotes?

 Os 33 novos sacerdotes provêm de 11 países: Itália (1), Eslováquia (1), Brasil (5), Canadá (1), El Salvador (2), Venezuela (3), Espanha (1), Colômbia (1), México (13), Filipinas (1) e Estados Unidos (4). Todos eles obtiveram seus graus de filosofia e teologia no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Seu período de estudo e preparação incluiu também uma etapa de trabalho pastoral no campo da educação, das missões, da animação de grupos juvenis, da pastoral familiar e da formação de seminaristas menores.

Entre os novos sacerdotes está o Pe. John Klein, dos Estados Unidos, que estudou produção musical no Middle Tennessee State University, e é produtor dos álbuns musicais Love is Brave e Fearless.  Também está o Pe. Lonardo PérezCastilla, da Venezuela, que estudou quatro anos de Economia na Universidade Católica Andrés Belo antes de ingressar na Legião de Cristo. Pe. Miguel Subirachs, da Espanha, comenta: “Desde pequeno tinha o desejo de ser missionário. Chamava-me especialmente a atenção quando vinham voluntários ou missionários ao colégio e explicavam suas experiências. Tinha a grande ilusão de fazer algo pelos outros. A chamada de Jesus “vem e segue-me” ecoou por séculos e segue ecoando na vida de tantos e tantas jovens. É uma chamada a viver em plenitude, a viver mais perto Dele e de configurar-se com Ele. Ser sacerdote não é uma questão natural, é sobrenatural. Não se entende completamente porque é uma questão de Amor.”

Pe. Stefano Panizzolo, italiano, ingressou na Legião de Cristo depois de ter obtido o grau de arquiteto em Veneza. Pe. Michael Baggot, dos Estados Unidos, era agnóstico e foi batizado, confirmado e recebeu a primeira comunhão na Igreja Católica na Vigília Pascal de 2003. Pe. Antonio Lemos, brasileiro, estudou Direito por quatro anos na Universidade Federal do Paraná. Pe. Manuel Cervantes, mexicano, foi colaborador do Regnum Christi durante um ano em Pádua, Itália, antes de ingressar na Legião de Cristo. O Pe. Luis Lorenzo, L.C., é o primeiro sacerdote legionário proveniente das Filipinas. As histórias dos novos sacerdotes se podem ler no site web das ordenações sacerdotais.

Os Legionários de Cristo

É uma congregação religiosa da Igreja Católica formada por sacerdotes e candidatos ao sacerdócio, fundada em 1941. Forma parte da família do Regnum Christi. Está presente em 21 países. Conta com 4 bispos, 961 sacerdotes e 617 religiosos em formação e noviços, segundo os dados de 31 de dezembro de 2016. Seu espírito é cristocêntrico, contemplativo e evangelizador. Busca fomentar a criatividade evangélica e missionária entre os leigos para que participem como membros vivos da Igreja. Professa um amor profundo ao papa, Vigário de Cristo, e aos bispos com quem colabora na ação pastoral da Igreja local. Seu lema,”Venha a nós o vosso Reino!”, expressa o desejo de que Cristo reine no coração dos homens, das famílias e da sociedade. Para isso, colabora com outros membros da Igreja e com pessoas de boa vontade para que este Reino seja uma realidade, procurando fazer tudo pelo Reino de Cristo e a Glória de Deus.

 

Para mais imagens, confira a página do Flickr.

Confira também a ordenação completa abaixo:

Nomes e lugares de procedência dos 33 legionários de Cristo ordenados sacerdotes em 16 de dezembro de 2017 em Roma.

 Itália

  1. Pe. Stefano Panizzolo, L.C.

Eslováquia

  1. Pe. Štefan Kavecký, L.C.

Brasil

  1. Pe. Antônio Lemos, L.C. (Curitiba – PR)
  2. Pe. Luis Fernando Costa, L.C. (Curitiba – PR)
  3. Pe. Thomas Silveira, L.C. (São José do Rio Preto – SP)
  4. Pe. Anderson de Oliveira, L.C. (Salto – SP)
  5. Pe. Wagner Campopiano, L.C (Itu – SP)

Colômbia

  1. Pe. Daniel Hinestroza, L.C.

Filipinas

  1. Pe. Luis Lorenzo, L.C.

Venezuela

  1. Pe. Luis Gustavo D’Suze, L.C.
  2. Pe. Leonardo PérezCastilla, L.C.
  3. Pe. Andrés Orellana, L.C.

El Salvador

  1. Pe. Julio Reyes, L.C.
  2. Pe. Edwin Pereira, L.C.

 México

  1. Pe. Emmanuel Montiel, L.C.
  2. Pe. Alfredo Ibarra, L.C.
  3. Pe. José Manuel Reyes, L.C.
  4. Pe. Miguel Guerra, L.C.
  5. Pe. Manuel Cervantes, L.C.
  6. Pe. o Israel Mézquita, L.C.
  7. Pe. Marcos Salazar, L.C.
  8. Pe. Rodrigo Martínez Murillo, L.C.
  9. Pe. Rigoberto Cano, L.C.
  10. Pe. Javier Gaxiola, L.C.
  11. Pe. Nicolás Núñez, L.C.
  12. Pe. Ignacio León, L.C.
  13. Pe. Sadrac Hernández, L.C.

Estados Unidos

  1. Pe. John Klein, L.C.
  2. Pe. David Spillane, L.C.
  3. Pe. Andrew Tarleton, L.C.
  4. Pe. Michael Baggot, L.C.

Canadá

  1. Pe. Adam Zettel, L.C.

Espanha

  1. Pe. Miguel Subirachs, L.C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here