Claro que não existe fórmula mágica, cada um precisa encontrar a sua maneira de resolver seus problemas. Lembrando esse pensamento de Carl Jung: “O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos”.
 
No entanto, quando estamos envolvidos emocionalmente nos problemas, muitas vezes, temos dificuldade de encontrar um raciocínio lógico que nos dirija para ações construtivas. Foi assim que pensei em apresentar algumas dicas gerais que podem facilitar a reflexão necessária para cada pessoa encontrar suas próprias alternativas.
 
Vamos a elas:
 
1. Aceite o problema
Esse é o primeiro passo. Afinal, como resolver algo que você ainda nega? Enquanto resistimos a aceitar que o problema existe, desperdiçamos grande energia e, pior, alimentamos ainda mais seu prejuízo. Direcione suas energias de forma a encontrar alternativas positivas para resolver as questões da melhor forma possível.
 
2. Identifique a amplitude do problema
Preocupações acabam por distorcer a amplitude das situações difíceis. Tente não alimentar pensamentos negativos sobre o assunto. A mente, nesses casos, pode se confundir aumentando a extensão do problema. Tente ser mais racional e analise melhor a situação.
 
3. Procure novos conhecimentos
Conhecer melhor a questão pode diminuir a ansiedade e a insegurança para o enfrentamento do desafio que se apresenta na sua vida. É muito interessante colher subsídios que ajudem você a refletir com mais clareza. O conhecimento afasta o medo em torno de um problema.
 
4. Tenha sempre um plano “B”
Você não sabe o que realmente funcionará antes de tentar. O que pode parecer uma boa solução na teoria, pode não funcionar na prática. Então, foco na solução para criar mais alternativas. Se a primeira não funcionar, experimente outra e assim por diante. Não se esqueça que o abecedário não termina na letra “B” e continue criando opções.
 
5. Afaste o dever de estar certo
Estar totalmente certo em tudo o tempo todo é um grande desperdício de energia, até porque isso é impossível. Liberte-se dessa carga e, certamente, sua mente estará mais preparada para encontrar a solução que você precisa. A necessidade de estar certo pode fazer você desconsiderar soluções que são exatamente as que você precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here