[Série 4 Hábitos] A vida é uma escolha: como alcançar a alegria que não passa

0
354
escolha

Texto baseado no livro “4 Hábitos da Alegria Interior” de Pe. Rodrigo Hurtado

Tudo em nossa vida é uma escolha. Escolhemos nossa carreira, escolhemos o que queremos para o futuro, o alimento e a roupa de cada dia, escolhemos as palavras que vamos dizer, as pessoas que queremos amar. Tudo é parte de nossas decisões.

Escolhemos também como reagir diante de uma situação, como viver o dia de hoje, escolhemos ser corajosos ou fracos. Contudo, há quem não aceite esta verdade. Mas, acredite, aceitá-la pode ser libertador!

Tenho feito a escolha certa?

Muitos preferem desperdiçar seu tempo reclamando da vida. Dizem ter sido injustiçados e preferem culpar outras pessoas pelo que está vivendo. Isso também é uma escolha!

É certo que há algumas circunstâncias que não podemos escolher: a doença, o desamor do cônjuge, a ausência de uma pessoa querida. Porém, nós temos a oportunidade de escolher como iremos responder a essas circunstâncias. Escolhemos se essas eventualidades irão nos derrotar ou se a encaramos como algo propulsor que nos leva a viver esses momentos com sabedoria, aproveitando das lições que cada uma apresenta para nós.

Reflita:

  • Tenho feitos a escolha certa para a minha vida?
  • Tenho escolhido amar ou guardar rancor?
  • Tenho escolhido manter a esperança ou preferido agir como um derrotado?
  • Tenho sido escravo dos próprios sentimentos?
  • Escolhi amizades verdadeiras ou tenho me cercado de pessoas que me fazem mal? Lembre-se: o verdadeiro amigo é aquele que te aproxima de Deus, que reza por ti e te ajuda a fazer a escolha correta.

É certo que não temos o poder de mudar o passado, contudo podemos fazer uma escolha melhor para o futuro, começando por hoje. Essa escolha é libertadora, e encerra em si um grande poder: é a chave para alcançarmos a alegria interior.

Escolha a alegria que não passa

Foi o próprio Deus quem nos deu a capacidade de fazermos nossas próprias escolhas. Ele nos criou e nos deu o livre-arbítrio (cf. Gn 2,15-17).

A palavra de Deus nos ensina que podemos escolher, planejar e sonhar coisas boas,  e cultivá-las em Deus. Assim teremos vida. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16,9).  O próprio Deus tem um sonho, um plano, para cada um de nós. Você tem se permitido realizar o plano de Deus para a sua vida?

O que nos mantém vivos são os nossos sonhos, sonhados com Deus. “Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece rapidamente”, dizia William Shakespeare. Por isso, nunca deixe de sonhar. O sonho que sonhamos com Deus nos move, nos ajudar a acertar nas nossas escolhas, nos impulsiona para frente, nos estimula a olharmos para o próprio interior e assim identificarmos o que precisa ser mudado ou melhorado em nós.

Escolha por seus sonhos

Acredite: os teus sonhos – sonhados com Deus – têm a capacidade de te ajudar a fazer as pazes consigo mesmo, te ajudam a fazer as escolhas certas. Sonhar e viver o sonho de Deus para você te permitirá uma alegria genuína: a alegria interior.  Essa é a alegria que não passa porque resulta de uma sintonia do ser humano com Deus. É uma alegria que permanece mesmo nas dificuldades do dia-a-dia.

Escolha descobrir e viver o sonho de Deus para você. Não caia no vitimismo, não permita que o  pessimismo seja o protagonista das suas escolhas. Você é o protagonista e tem o poder de fazer as melhores escolhas para a sua vida. Escolha sonhar, escolha viver, escolha ser feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here