Casal brasileiro participa do Encontro Mundial das Famílias, em Dublin

0
404

Durante os dias 22 e 26 de agosto, o casal brasileiro de Recife, Vitor e Lara Costa, grávida de Thomas (seis meses), participou pela primeira vez do IX Encontro Mundial das Famílias, realizado em Dublin, na Irlanda.  Ao lado deles estavam outras famílias do Regnum Christi, além de consagradas e padres legionários. Milhares de pessoas estiveram na missa de encerramento, neste domingo, presidida pelo Papa Francisco. O próximo encontro acontecerá em Roma, Itália, em 2021.

O Encontro Mundial das Famílias acontece a cada três anos e busca promover o cuidado pastoral das famílias e seus direitos diante da sociedade. O tema deste ano foi “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, e contou com diversas atividades como: apresentações de corais, grupos de dança irlandesa, palestras relacionadas ao tema do evento e testemunho de famílias ao redor do mundo sobre tópicos importantes como abertura à vida, a liberdade que o perdão traz, importância dos avós da criação dos filhos, impacto da tecnologia na convivência familiar, entre outros.

São João Paulo II criou esses encontros porque tinha a convicção de que o mundo “não pode avançar se a família (primeira escola da vida do homem), está doente”. Em seu discurso no primeiro encontro das famílias celebrado em Roma em 1994, ele disse que “na família se forja o futuro da humanidade”.

Família: esperança da Igreja

Para Lara e Vitor, membros do movimento Regnum Christi que vivem na Irlanda, o encontro lembrou muito as Jornadas Mundiais da Juventude. “São pessoas do mundo inteiro compartilhando o Evangelho e celebrando a família. Renovamos nossa fé, em meio a tantas notícias negativas. Impactou nossos corações ver uma multidão buscando saber o plano de Deus para suas famílias”, disse Lara.

“A presença do papa Francisco também foi incrível. Ele falou na homilia de domingo que somos a esperança da Igreja e do mundo e isso me leva a amar cada vez mais minha vocação ao matrimônio e lutar para levar minha família ao céu”, concluiu.

Veja a homilia completa do Papa Francisco aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here