Comitê territorial e conselheiros de ramos se reúnem para planejar próximos anos do Regnum Christi no Brasil

0
177

O Comitê territorial do Brasil e os conselheiros de ramos consagrados se reuniram na última sexta-feira (26), na Direção Territorial, em São Paulo, para planejar os anos de 2019 e 2020 de trabalho e missão do Regnum Christi no Brasil.

O dia começou com uma breve análise do Pe. André Delvaux, LC., delegado para o apostolado no Brasil, que propôs uma análise swot para avaliar o planejamento atual, como fortalezas, fraquezas, ameaças e oportunidades para se trabalhar dentro do território.

“Planejar é refletir. Precisamos ter direções para seguir realizando a missão. É preciso acolher, por exemplo, as iniciativas apostólicas, iluminar, direcionar e encaixar as ideias em um planejamento. A partir da análise, conectamos cada um ao objetivo do todo, que é o Regnum Christi”, disse.

Em seguida, os participantes estiveram reunidos na Santa Missa, presidida pelo Pe. Cleomar Ferronato, LC., diretor territorial, que foi oferecida por todas as vocações consagradas do território, membros leigos, obras e apostolados. Inspirado pela leitura da carta de São Paulo aos Efésios (4,1-6), o Pe. Alejandro Fuentes, LC., falou da missão do RC em ser “um só corpo, um só espírito”, para que iluminados pelo Espírito Santo, o Movimento possa cumprir sua missão no Brasil.

Pela tarde, o grupo se dividiu para discutir e colocar meios para trabalhar aspectos como missão e visão comum do território, das localidades e do RC no Brasil; formação de formadores; sustentabilidade do território e das localidades e a cultura da comunicação horizontal e vertical.

A partir de agora, o comitê seguirá trabalhando na elaboração do programa que deve ser divulgado em janeiro.

Participantes

Do comitê territorial, participam, por ofício: Pe. Cleomar Ferronato, LC., diretor do Regnum Christi e dos Legionários de Cristo, Pe. José Laboy, LC., Pe. André Delvaux, LC., Pe. Fábio Guedes, LC., e Pe. Esteban Zamudio, LC.; Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, Elisa Ruiz, Luísa Almeida; e os leigos Claudia Pirri e Luiz Flávio Azevedo.

Também participam os conselheiros territoriais dos legionários de Cristo: Pe. Esaul Toscano, LC. e o Pe. Alejandro Fuentes, LC.; e a consagrada Debora Melo, conselheira territorial das consagradas.

Programa territorial das consagradas

Durante essa semana, as consagradas também se reuniram em Curitiba para a elaboração de seu programa territorial de 2019, usando como base o programa de 2018 e sugestões enviadas pelas consagradas de todo o território. Foi um dia de reflexão e muito trabalho em equipe. O programa também deverá ser divulgado no próximo mês.

Estiveram presentes: Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas e da comunidade de São Paulo. Elva Dávalos, diretora da comunidade de Curitiba, Camila Melo, diretora da comunidade de Brasília, Elisa Ruiz e Débora Melo, conselheiras territoriais, Adriana Guimarães, responsável pela formação acadêmica das consagradas e Maria José Pasos, encarregada das colaboradoras e da pastoral vocacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here