Por: Ir. Marlon Florencio, L.C.

Falta poucos dias para iniciar o tempo do advento. E como sabemos, o Advento é a preparação para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, por amor, se encarna no seio da Virgem Maria e se faz homem na gruta de Belém. Como já foi dito, o Advento é um tempo de preparação, o que significa que deve existir uma forma de preparar o interior para esse momento tão importante na vida de um cristão. E é normal que surjam algumas perguntas como: “Porque preparar-me para o Natal?”,  “Como me preparar?”.

Então, vamos lá. Quem nunca se preparou para alguma ocasião importante? Penso que todos, em algum momento, tivemos que dedicar um tempo para preparar-nos. Para mim, a imagem que me vem é sempre de um casamento; os noivos que se preparam para seu casamento, durante meses nos seus mínimos detalhes e realmente fazem de tudo. Compram as roupas, provam, desaprovam; a noiva que vai ao salão de cabeleireiro e passa todo o dia para estar a mais bela possível para o seu marido, e poderíamos seguir dizendo tudo que se faz neste dia. Mas para que tanto esforço? Para que, chegando o momento, tudo esteja bem apresentado para o dia mais importante na vida desse casal. A mesma coisa acontece com a vida espiritual. Se queremos chegar bem apresentados para esse encontro com o menino Jesus, devemos preparar-nos bem, de todos os modos possíveis pois deve ser algo importante em nossas vidas; porém, mais que as coisas exteriores, devemos preparar o interior.

E como podemos preparar nosso interior? Bem, não é tão difícil encontrar meios de preparação, que pode ajudar-nos nesse caminho de preparação para o natal.  E queria oferecer a possibilidade de fazer uma preparação embasada na Liturgia, seja ela diária ou dominical. Porém, recomendo usar a Liturgia dominical, pois sendo ela que abre a semana, também dá a visão de como será a liturgia da semana, e desse modo podemos viver as quatro semanas do Advento junto da igreja. Como fazer?

  1. Oração inicial: Busque rezar com devoção uma Ave-Maria, seguido da oração coleta da missa do dia, pois nada melhor que pedir o que a Igreja está pedindo para todos.
  2. Leitura do Evangelho: Leia com calma o Evangelho do dia, se tem necessidade volte a ler uma segunda vez e veja o que o Senhor que nos ensinar. Esse ano, o primeiro domingo fala sobre estarmos atentos aos sinais de Deus; o segundo domingo nos convida a limpeza do nosso coração para receber aquele que é maior que todos nós; o terceiro domingo é um reconhecimento de que somos apenas instrumentos do Senhor, e o último é um convite a abrir-se a graça de receber o Senhor em nossas vidas.
  3. Fazer um propósito: Depois de ler o Evangelho e meditar um pouco, nada melhor que fazer um propósito realista e concreto e que se possa ser realizado durante a semana.
  4. A oração final: Pode ser a oração que mais lhe agrada. Porém, seria muito bom rezar a oração do Anjo da Guarda, pedindo a ele essa graça de poder receber esse precioso dom.

Espero que seja de ajuda, e que juntos possamos estar bem preparados para receber o verdadeiro aniversariante, mesmo sabendo que Ele é para nós um presente inigualável.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here