Como viver, celebrar e desfrutar da terceira idade

0
110

“Há tempo para todo propósito debaixo do céu…” (Eclesiastes 3,1). A terceira idade é justamente uma fase de dar “permissões” a si mesmo, e uma oportunidade de entrar em contato com nossos desejos mais profundos e buscar formas criativas de concretizá-los.

É neste período também que, segundo teorias da psicologia, a pessoa está mais aberta às questões transcendentais. Por já ter passado por tantas coisas, semeado e colhido, errado e acertado – ao se deparar com as realidades próprias deste tempo – é comum que naturalmente o idoso passe a expectar o que virá além desta vida.

Essa dimensão transcendental envolve, claro, a experiência de fé e o relacionamento com Deus, mas também o “fazer comunidade”, pois se trata de um tempo onde se faz necessário reconciliar-se quase que diariamente com tudo o que foi vivido e as escolhas do tempo presente. Nessa fase da vida, mais do que nunca, o poeta tem toda razão: é impossível ser feliz sozinho!

Mas como aproveitar da melhor maneira possível esse tempo? Confira:

Cuide do seu físico

Aproveite as manhãs para dar uma caminhada ou que tal se inscrever na aula de hidroginástica? Encontre uma atividade na qual você se sinta bem e aproveite! A ajuda de um fisioterapeuta é muito importante para fazer uma atividade física com a postura e intensidade adequada.

Busque se alimentar bem

A alimentação adequada ajuda não somente a manter o corpo em forma, mas também para conseguir os nutrientes que nosso organismo mais necessita. Um nutricionista pode orientar a como seguir uma dieta adequada às suas necessidades.

Cultive as suas relações sociais

Chame seus amigos para um café em casa ou marque para irem juntos fazer uma viagem para um lugar que sempre sonharam em conhecer. Cuidado para não se isolar, esse é um perigo que muitos idosos correm ao ficarem somente em casa.

Mantenha a mente ativa

Durante a semana busque fazer constantemente a leitura de livros, cultive o hábito de ver filmes, ir ao teatro, a um show de música que lhe agrade. O importante é não ficar com a mente vazia.

Viva e se comprometa com a sua fé

A vida espiritual, especialmente, dá o entendimento do verdadeiro significado da vida. Possibilita aceitar a passagem do tempo porque entendemos que é uma graça de Deus, isto é, ganho e não perda. Que tal aproveitar para conhecer mais sobre as pastorais e movimentos da sua paróquia?

Leia também: Crescimento pessoal e espiritual entenda o que eles têm em comum

Agradeça, agradeça e agradeça

As mudanças que ocorreram ao longo do tempo são características do momento e do estilo de vida que cada um levou. Ajuda muito quando se aceita essas mudanças e se busca fazer os ajustes necessários para seguir vivendo. Lembre-se: viver é uma graça de Deus!

Gostou? Compartilhe com os seus contatos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here