Conheça os Seminários dos Legionários de Cristo

0
239
Seminários dos Legionários de Cristo

Embora o chamado ao sacerdócio seja algo que diz respeito à identidade – ao ser – de quem é vocacionado, é preciso de um tempo para descobrir, discernir e, claro, receber todo o arcabouço formativo que é próprio para o exercício do ministério sacerdotal. A congregação dos Legionários de Cristo leva muito a sério esse período de formação do candidato ao sacerdócio: são anos de preparação intelectual e muitos reforços empregados para que os seminaristas amadureçam humana e espiritualmente.

Conheça, neste texto, os seminários da Congregação dos Legionários de Cristo:

Seminário Menor em Curitiba

Anualmente, cerca de 12 jovens, em período escolar [Ensino Médio], participam de um processo inicial de formação para a vida sacerdotal. Por se tratar de uma congregação religiosa, é chamado o tempo do noviciado. Esse é um primeiro passo para aqueles que querem se tornar sacerdotes legionários de Cristo.

Seminário em Arujá

Após o período no Seminário Menor, os seminaristas já com o Ensino Médio concluído, passam a estudar no Seminário em Arujá, São Paulo. Lá eles ficam por dois anos. Atualmente o Seminário forma 25 jovens para a vida sacerdotal. Depois de concluídos estes dois anos, os seminaristas seguem para o exterior para concluir os estudos até a serem ordenados sacerdotes.

Seminário Maria Mater Ecclesiae (SMME)

Localizado em São Paulo, o SMME está aberto a seminaristas diocesanos. Atualmente, 84 candidatos ao sacerdócio estão sendo formados pelos legionários de Cristo para serem párocos em diversas dioceses. Mais de 150 padres já foram ordenados por meio deste Seminário.

Leia também: Como colaborar na formação de sacerdotes

Como nos ensina a nossa querida Igreja: “No contexto atual, formar sacerdotes assim configurados em seu ser e seu agir, constitui um enorme desafio que exige nossa responsabilidade como Pastores. Um bom Seminário é a garantia de uma Igreja particular florescida e fecunda.” [2].

Compartilhe este texto em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here