Crescimento espiritual e pessoal: Entenda o que eles têm em comum

0
1509
Crescimento espiritual
Crescimento espiritual

Entre os cristãos fala-se muito em crescimento espiritual enquanto que, na sociedade em geral, percebe-se também um movimento crescente pela busca do crescimento pessoal ou desenvolvimento humano. O que muita gente pode não perceber é que o crescimento espiritual e pessoal são entrelaçados. Ao buscar atingir maturidade espiritual, inevitavelmente se cresce humanamente.

Essa evolução interior é fundamental para que haja progresso externo nas relações, nas reações diante dos problemas, mas também no momento de celebrar as alegrias da vida.

Deste modo, quando contemplamos a encarnação do Verbo, Jesus, plenamente homem e plenamente Deus, nos vemos diante do itinerário mais seguro que se pode seguir para alcançar este crescimento completo. É no seguimento a Ele que nos desenvolvemos de modo íntegro e pleno.

O autoconhecimento como chave para o crescimento

        Olhar para dentro de si é um dos primeiros passos para o crescimento espiritual e também pessoal. O autoconhecimento é importante para que identifiquemos nossos valores pessoais, nossas fraquezas, nossos erros e acertos, as mazelas que nos atormentam interiormente e aquilo nos impulsiona a ser uma pessoa melhor, ou, um cristão melhor. Nos ajuda a controlar nossas emoções e a domar nossos instintos.

O crescimento pessoal e espiritual nos faz enxergar também as pessoas ao nosso redor. Aqueles que buscam aprofundar-se na espiritualidade olham para o próximo enxergando nele o Cristo e assim buscam fazer o bem.

Amadurecer também requer de nós enxergar o ser humano, independente de qualquer circunstância, digno de amor, respeito e compaixão. Além disso, no relacionamento com o próximo aprendemos, ensinamos; adquirimos e doamos sabedoria.

O crescimento espiritual nos leva a buscar o Reino de Deus em primeiro lugar

O cristianismo nos ensina a não nos preocuparmos desmedidamente com o amanhã, pois o futuro a Deus pertence, e que devemos viver – fazendo o que nos compete a cada instante – confiando o tempo presente ao Senhor: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,33).

Santa Teresinha também nos ensina: “para amar, só tenho o hoje”. O hoje é extremamente valioso, pois é único. Cada dia deve ser utilizado com sabedoria, aproveitando para buscar aquilo que te eleva como ser humano, aquilo que é favorável.

Crescer, na verdade, se trata de uma experiência de ser alguém melhor por si mesmo, porque cada pessoa tem muito valor, mas também para fazer os outros felizes.

 

Experimente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here