Eu Quero Doar

Maria: modelo de maternidade

Por: Simone Eickhoff Bigolin

 

No recém findado mês de maio, foram dedicadas muitas orações, missas, novenas e meditações relativas às comemorações do mês de Nossa Senhora, que por providência de Deus também é o mês que comemoramos o dia das mães.

Maria, com certeza, deixa –nos um modelo de maternidade. Ela foi uma mãe fiel e temente à Deus, corajosa e servidora. São muitas as virtudes que Nossa Senhora deixa como exemplo para viver mais santamente a maternidade. Em cada virtude dela é possível meditar e trazer para o cotidiano do mundo atual. “Maria reúne todas as virtudes e dons, como obediência, serviço e humildade, que a tornam agradável a Deus” (ABDO,2016).

Por sua humildade, Maria nos apresenta uma vida simples e imponente concomitantemente. Ela era simples e vivia de modo simples, no entanto, ela era a mãe do Senhor. Que grande motivo para orgulhar-se. Mas não, ela sempre aceitou e agiu com humildade  segundo os planos de Deus. É preciso aprender com esta grande virtude de Nossa Senhora a aceitar os desígnios de Deus na nossa vida, fazendo do nosso dia um contínuo louvar ao Senhor.

Na paciência de Maria encontramos uma virtude que nos é muito testada na maternidade: Educar os filhos nos exige, acima de tudo, a paciência de suportar os desafios, os enfrentamentos, os medos. Se suportarmos com paciência e confiança, a graça de Deus chegará no tempo certo.

No seu silêncio, Maria nos ensina que tanto na alegria como na tristeza e na dor, ela guardava tudo em seu coração e compreendia o que Deus queria dela. Ela, aos pés da cruz, não teve dúvidas do amor de Nosso Senhor e seus planos para a humanidade, mesmo com seu coração rasgado pela dor. E nós, como reagimos diante de uma dificuldade, de uma dor? Logo vamos acusando Deus de sua ausência ou confiamos que Ele está ao nosso lado nos amparando e fortalecendo? Aprender com Maria a serenidade de suportar com confiança cada dificuldade da vida. Maria, mãe de coração sereno ajuda-nos a viver o silêncio diante das situações da vida e a aprender silenciar os nossos desejos para ouvir os desejos de Deus em nossa vida.

Na sua disponibilidade de servir, Maria percebeu a falta de vinho nas Bodas de Caná  e pediu ao seu filho que providenciasse mais vinho. Ela teve a sensibilidade e a atenção necessárias para interceder para que aqueles noivos recebessem uma graça de Jesus. E nós estamos atentos às necessidades do outro ou somente às nossas? Se encontramos Jesus verdadeiramente, servir o outro é uma consequência deste encontro. É como se servíssemos o próprio Deus e assim experimentarmos a alegria de doar-se vivendo a caridade que Jesus deixou como exemplo e que tanto pediu.

A fé e a confiança de Maria no projeto de Deus são expressados na total entrega de sua vida para que se cumprisse o que o Senhor planejava. Ela nada temeu e  foi obediente a vontade de Deus. “Maria sofreu como nenhuma outra mãe. Ela não foi poupada; no entanto, foi fortalecida por Deus para passar pela dor sem desmoronar. Maria viveu, como todas as mães, expectativas, preocupações, alegrias e sofrimentos” (ABDO, 2016). E assim é ser mãe também na atualidade com todas as dificuldades e medos do mundo moderno. É o exemplo desta fé inabalável de Maria que deve nos sustentar para também seguir um caminho glorioso e de santidade. Que possamos encontrar nas alegrias e sofrimentos da maternidade o meio de estar mais perto de Deus.

Por fim, a fidelidade de Maria ao projeto de Deus é mais uma grande virtude a ser seguida pelas mães. Esta fidelidade garantiu muita oração, muita fé e confiança na ação de Deus na vida do Seu Filho. Meditando nesta virtude e o quão importante é para enfrentar as provações que a vida impõe, pedimos a graça de nos mantermos unidos a Cristo em qualquer situação.

'Maria, medianeira de todas as graças, derrama sobre todas as mães as suas santas virtudes.'

BIBLIOGRAFIA:

 ABDO, Angela. Mães que oram pelo filhos. São Paulo: Planeta, 2016.

ABDO, Angela. Ser mulher à luz da Bíblia. Cachoeira Paulista: Canção Nova, 2016

 

NEWSLETTER

Receba nossas novidades por e-mail, cadastrando-se gratuitamente abaixo:

REDES SOCIAIS

Conecte-se conosco Site
oficial

NOSSA LOJA VIRTUAL

Livro: Os 4 hábitos da alegria interior

Livro: Os 4 hábitos da alegria interior

IR À LOJA
Legionários de Cristo - Todos os direitos reservados - 2017 RS DEZOITO