5 coisas que você deve lembrar na hora de escolher a escola dos seus filhos

0
683

O momento de escolher a escola dos filhos pode representar apreensão e ansiedade por parte de alguns pais e mães. Essa preocupação é compreensível, pois, sobretudo quando são crianças, é na escola que elas passarão uma parte importante do tempo, absorvendo não apenas conteúdos das ciências, mas valores que levarão para o resto da vida.

Para que a busca pela escola dos seus filhos não seja uma tarefa pesada, sem direção e cercada de angústias e dúvidas, listamos algumas dicas que podem auxiliar neste caminho. Confira!

Conheça o método pedagógico das escolas

Desde o processo de alfabetização, há diversos métodos pedagógicos e linhas de educação adotadas pelas escolas. Pode ser muito útil que você conheça minimamente sobre essas propostas antes ou durante a busca pela escola do seu filho. Na internet é possível consultar sites que oferecem material para quem não é da área da educação compreenda um pouco sobre o assunto.

Entre em contato com a escola – antes da matrícula – e solicite mais informações sobre a metodologia de ensino. Este passo é importante, pois pode ser decisivo no rendimento e na forma que o seu filho vai compreender e aprender os conteúdos. E também para que você seja capaz de atuar ativamente no desenvolvimento escolar dele.

Escolha uma escola que possua valores semelhantes aos seus

A formação dos valores e principais hábitos de uma pessoa acontece, em sua maioria, no período da educação infantil. Isso significa que, passando boa parte do tempo na escola, a criança terá uma influência significativa do ambiente escolar nesta etapa de seu desenvolvimento. Se você escolhe uma escola que tem uma linha de valores completamente diferente dos seus, isso pode causar muita confusão e prejuízos para o seu filho.

Visite as instalações da escola

Observe os itens de segurança, os espaços de convivência, os ambientes onde é possível tomar sol, se há acessibilidade, se o ambiente é agradável. Esse dado ambiental é importante, pois caso não favoreça o aprendizado, pode ter um impacto negativo no rendimento do aluno. Procure, também, a partir do que você conhece do seu filho, identificar se ele se sentiria acolhido e à vontade na escola visitada.

Leia também – Crescimento espiritual e pessoal: Entenda o que eles têm em comum

Conheça o corpo docente

Profissionais qualificados e dispostos à nobre missão do ensino é um fator importantíssimo para garantir sucesso na busca pela escola ideal. Além de saber de detalhes técnicos sobre a formação do corpo docente, peça que a instituição lhe informe a taxa de rotatividade dos professores. Se a equipe é relativamente estável, isso pode ser um sinal de que há motivação e respeito entre a instituição e os colaboradores.

Converse com outros pais

Esta dica é imprescindível! Nenhuma propaganda é tão eficaz quanto a indicação de outros que experimentam do serviço que você está pesquisando. E quando se trata de referências escolares, os pais e mães de outras crianças costumam ser muito sinceros e verdadeiros em seus depoimentos.

Leia também – O que os santos ensinam sobre a amizade com Deus

BLOG – Educar para o alto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here