Estatuto da Federação Regnum Christi é ratificado por ramos consagrados e será enviado a Santa Sé para aprovação

0
215

Mensagem final da Assembleia e dos leigos poderá ser encontrada mais abaixo

Depois da conclusão a segunda parte da Assembleia Geral Extraordinária do Regnum Christi, que aconteceu de 27 de novembro a 5 de dezembro em Roma, os órgãos supremos dos Legionários de Cristo, das Consagradas do Regnum Christi e dos Leigos Consagrados do Regnum Christi ratificaram, nessa quinta-feira (6), o Estatuto acordado na Assembleia Geral, assim como a vontade de constituírem a futura Federação Regnum Christi, solicitando a Santa Sé sua ereção canônica e aprovação do Estatuto.

Durante a missa celebrada no Colégio Internacional dos Legionários de Cristo em Roma, nessa quinta-feira, os governos gerais dos ramos consagrados assinaram uma carta solicitando a ereção canônica da Federação Regnum Christi e aprovação do Estatuto e entregaram em mãos ao Pe. Gianfranco Ghirlanda, delegado pelo Papa Francisco para acompanhar o processo de renovação do Regnum Christi, que esteve presente durante toda Assembleia. Também foi divulgada a mensagem final da Assembleia.

 

 

Participaram da segunda parte da Assembleia Geral Extraordinária do Regnum Christi 91 delegados de 14 países e de todas as vocações que fazem parte do Regnum Christi: legionários, consagradas, leigos consagrados e membros leigos. Essa sessão foi continuação da primeira parte da Assembleia Geral que aconteceu em abril.

O Estatuto da Federação

O Estatuto da Federação Regnum Christi que será enviado para aprovação da Santa Sé em breve está dividido em duas partes. A primeira contém a identidade, fim, espírito e missão da Federação Regnum Chirsti. Ali aparecem os Fundamentos espirituais do carisma do Regnum Christi, que preexistem e fundamentam a Federação e são compartilhados pelos leigos e os três ramos, assim como os Princípios de ação apostólica e as orientações e normas para a atividade apostólica. Esses números são a expressão comum do que une e ilumine a comunhão espiritual entre os ramos e a missão apostólica comum. Essa primeira parte do Estatuto permite exercer a corresponsabilidade na custódia, aprofundamento e promoção do carisma.

A segunda parte do Estatuto da Federação Regnum Christi contém a Organização, autoridade e administração da Federação Regnum Christi, na qual consta a participação dos leigos em todos os níveis de governo da Federação com voto consultivo; e com voto deliberativo quanto ao seu regulamento próprio e outros códigos secundários vinculados a vida do leigo no Regnum Christi.

Leigos: fiéis associados à Federação corresponsáveis pelo carisma

O Regulamento dos fiéis associados à Federação Regnum Christi, aprovado na segunda parte da Assembleia Geral comum do Regnum Christi mediante o voto deliberativo dos delegados leigos e dos delegados dos três ramos consagrados, contém as normas que definem o modo que os leigos vivem o carisma do Regnum Christi.  Esse Regulamento reconhece, protege e promove a identidade e o estilo de vida do membro leigo do Regnum Christi e seus cinco elementos próprios: vida espiritual, formação, apostolado, acompanhamento pessoal e vida de equipe. Além disso, permite apresentar de forma sucinta e clara a proposta de vida para os leigos do Regnum Christi, um cristianismo ativo e entusiasta no amor, um estilo de vida que ajuda a viver os compromissos batismais e realizar a missão de ser fermento cristão no mundo.

O caminho desses últimos anos significou uma grande renovação para todos os membros. Ficou evidente a necessidade de se aprofundar na identidade como leigos membros do Regnum Christi, de entender melhor que o é que esperam a Igreja e os ramos consagrados deles e de crescer no compromisso com Cristo e Sua Igreja, para que Ele reine nos corações e inspira a transformação das realidades temporais.

No comunicado dos leigos, os delegados concluíram: “Damos graças a Deus pelo amor e a misericórdia que experimentamos por parte da Igreja, por meio do papa emérito Bento XVI, do papa Francisco, do cardeal Velasio de Paolis, C.S., e o Pe. Gianfranco Ghirlanda, S.I.; pelo acompanhamento e impulso recebido dos três ramos consagrados, pelo alento, trabalho e oração dos demais leigos do Regnum Christi”.

Participantes   

Do Brasil, participaram, além dos diretores territoriais, Pe. Cleomar Ferronato, LC. e Elena Bartolomé, os leigos Amandda Souza, Pedro Kropf e Luiz Flávio Azevedo.

Na Assembleia Geral das consagradas estiveram presentes Adriana Guimarães e Kate O’Connor.

No Capítulo Geral da Legião de Cristo também participaram os padres André Delvaux, LC. e José Laboy, LC.

Veja abaixo todos os documentos da Assembleia, em espanhol:

Estatuto da Federação Regnum Christi que será apresentado para aprovação da Santa Sé (Primeira versão, sem revisão secretarial completa)

Regulamento dos fiéis associados à Federação Regnum Christi (pendente em razão da aprovação da Federação Regnum Christi)

Mensagem final da Assembleia Geral do Regnum Christi

Comunicado dos delegados leigos que participaram da Assembleia Geral do Regnum Christi

Carta solicitando a ereção canônica da Federação Regnum Christi  a aprovação do Estatuto a regula

Mais informações: RC Statutes

Galeria de fotos completa

Vídeo sobre a Assembleia: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here