(Mc 9,2-10)

(II domingo de quaresma)

Por: Pe. Mairon Gavlik, L.C.

Este domingo se apresenta como o domingo das revelações. As coisas mais profundas não são ditas em qualquer hora, mas em momentos importantes. Ninguém abre o coração a qualquer um. Isso me lembra um filme que gosto pelos valores que transmite: O Presente (The Ultimate Gift). O avô bilionário falece e deixa algo para seu neto arrogante. Nem passava pela sua cabeça que seu avô queria deixar-lhe algo. E deixou algo muito mais que alguns milhões de dólares. Trilha para ele um caminho para adquirir a responsabilidade e o amor através de doze tarefas, que na realidade são doze presentes para ele. O valor do trabalho, do dinheiro, dos amigos, do conhecimento, dos problemas, da família, das risadas, dos sonhos, da doação, da gratidão, do dia, do amor.

A liturgia de hoje também nos revela muitos tesouros: Jesus revela aos seus discípulos qual é seu verdadeiro rosto, o Pai revela quem é o Filho, o Filho revela o rosto do Pai. Depois de vários anos com Jesus, depois de tê-lo visto agir e realizar muitos milagres, os apóstolos não duvidavam que Jesus era alguém especial, o enviado do Pai. Apesar da sinceridade da amizade que tinham com Jesus, será que eles suportariam vê-lo morrer crucificado? Jesus toma três dos seus apóstolos para contar-lhes um segredo. Leva-os ao monte, o lugar da oração, do encontro com o Pai e lá mostra seu verdadeiro rosto. Jesus se transfigura diante deles e, como se fosse pouco, chama as grandes personalidades do Antigo Testamento como testemunhas: Moisés e Elias. Parecia estar num sonho. “Senhor, façamos três tendas para vocês; não queremos sair daqui!” Os apóstolos sabiam que Jesus era alguém muito especial; neste dia, têm a certeza de quem Ele é verdadeiramente: “Este é o meu Filho muito amado, escutai o que Ele diz!” Aquilo que Pedro exclamou a pouco tempo ao professar sua fé em Cristo – “tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt 16,16) – é confirmado pela voz do mesmo Pai: este é o meu Filho muito amado.”

Deus Pai revela seu Filho, Jesus. “Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar (Lc 10,22). Ninguém vem a mim se o Pai não o atrair” (Jo 6,44). Quantas vezes queremos conhecer mais a Jesus, mas não sabemos como rezar. Talvez, tenhamos esquecido que a oração é um dom. Conhecer a Jesus, conhecer a Deus não é fruto dos nossos esforços; nós colaboramos com Deus, mas sobretudo é um dom de Deus. O que Deus Pai nos diz de Jesus? “Este é o meu Filho amado (Mc 9,7) no qual ponho todo meu agrado” (Mt 17,5). Jesus é o Filho enviado do Pai, seu mediador com os homens (cf. I Tim 2,4), seu verdadeiro representante. É por isso que devemos escutá-lo. Jesus é também o “Filho amado do Pai”. “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7,11). Como será o amor de Deus Pai por seu único filho? Todas as coisas me foram entregues por meu Pai (Lc 10,22). Tudo aquilo que o Pai tem, tudo aquilo que o Pai é, Ele entregou ao seu Filho, Jesus Cristo.

LEIA TAMBÉM: Conselhos de Santa Tereza para uma oração profunda.

Neste grande amor que o Pai tem por seu Filho, Jesus nos revela algo a mais, algo toca a nossa pele de modo mais direto. Jesus revela o rosto do seu Pai. Ele não é um deus qualquer. Sim é todo-poderoso, mas aquilo que lhe caracteriza não é o seu poder, mas seu amor. Por amor dá tudo o que tem ao Filho; por amor dá tudo o que tem, seu Filho, para nos salvar; o que não permitiu Abraão fazer, Ele o faz: “não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Rom 8,32).

Qual é a imagem que nós temos de Deus? Um ser potente, alguém muito grande, o senhor de tudo, mas talvez alguém distante que nem se preocupa pela minha vida pessoal. Jesus vem nos dizer quem é seu Pai: aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Rom 8,32). Ao vermos Cristo crucificado podemos entender melhor esse amor de Deus Pai. Falávamos que a raiz de todo pecado era a desconfiança do amor que Deus nos tem e que Jesus veio arrancar esse mal pela raiz. Parafraseando o primeiro capítulo do livro das Lamentações, contemplando o rosto de Cristo crucificado podemos ver o rosto do seu Pai: “olhai e vede se há algum amor como o meu (cf. Lam 1). Que mais se poderia fazer, que eu não tenha feito?” (Is 5,4).

Jesus nos revela o Pai; Ele é a Palavra do Pai. Tudo o que tinha que ter dito, o Pai pronunciou por seu Filho. “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rom 8,31-32). Quem nos separará do amor do Pai revelado em Cristo? Nesta quaresma, Deus nos chama a voltar ao essencial. Marta, Marta! Tu te preocupas e te inquietas com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42). E o essencial é o amor que Deus nos tem, este amor que é mais forte que a morte, pois vence a mesma morte, este amor que é gratuito, pois nos amou quando ainda éramos pecadores (Rom 5,8). Aproveitemos este tempo de quaresma para contemplar o rosto do Pai em Cristo crucificado através da oração da Via-Sacra pedindo que o amor de Deus toque nosso coração.

Para mais homilias de Pe. Mairon Gavlik, L.C., veja sua coluna especial em nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here