Muitos membros do Regnum Christi experimentaram que Cristo mudou a sua vida. E se perguntam: _Como posso viver plenamente esta vida nova em Cristo? O que é que Deus vai querer de mim agora que, através deste movimento eclesial, Cristo me fez descobrir um horizonte maravilhoso? Deus, na medida em que nos enche com o seu amor, suscita em nós um desejo maior de amar, de entregar-nos. A alguns os chama a entregar-se completamente.

O Regnum Christi é um Movimento católico de apostolado que procura ardentemente a instauração do Reino de Cristo entre os homens, pela santificação dos seus membros no estado e condição de vida ao que Deus lhe tem chamado, e por uma ação apostólica pessoal e organizada. Mas dentro desta missão geral oferece diversos modos de adesão ou de entrega, de acordo ao convite que Deus faz. Os membros consagrados respondem a este convite com a entrega total de sua vida a Jesus Cristo, consagrando-se a Ele em pobreza, castidade e obediência, assim como contemplam os Estatutos do Movimento Regnum Christi que a Santa Sé aprovou definitivamente em novembro de 2004.

Início da vida consagrada leiga no Movimento Regnum Christi

Alguns dos primeiros membros do Regnum Christi, em Madri e no México, no início dos anos setenta, sentiram a inquietude de entregar-se totalmente a Deus e trabalhar apostolicamente pelo seu Reino. Deste modo se fez realidade uma ideia que estava presente desde os primeiros tempos dos Legionários de Cristo: um grupo de pessoas que se consagrassem a Deus – sem ser religiosos ou sacerdotes – para trabalhar a tempo completo para a Igreja. Desde então, passando por diferentes etapas de consolidação, os primeiros membros consagrados do Regnum Christi, jovens universitários ou profissionais, trabalham no mundo, mas sem ser do mundo. Colocaram os seus talentos ao serviço do Reino de Cristo impulsionando as seções, o ECYD e cumprindo a missão encomendada.

A formação dos membros consagrados do Regnum Christi.

A formação integral dos membros consagrados do Movimento Regnum Christi está orientada ao trabalho apostólico e ao estilo de vida que realizam. Os principais campos são: formação humana (da consciência, da vontade, das relações humanas…), formação intelectual, formação apostólica e formação espiritual. Não se trata de aspectos justapostos senão de um tudo harmônico que tem o seu modelo e critério em Cristo.

Leigos plenamente dedicados ao apostolado.

No Movimento Regnum Christi cada um tem a sua missão particular ao serviço da Igreja e de todos os homens. Os membros consagrados se preparam e realizam uma grande variedade de apostolados em universidades, colégios, administração de instituições, seções do Regnum Christi, meios de comunicação, etc… com disponibilidade total para tudo o que se precise deles para o bem da Igreja. Sendo leigos, também podem exercer atividades profissionais que não seriam próprias dos sacerdotes como é o trabalho no mundo da empresa ou da administração pública. Em tudo procuram infundir a caridade de Cristo e realizar a missão apostólica conforme o carisma do Regnum Christi. Ser consagrado é um dom que capacita especialmente para este fim, ao assemelhar-se mais a Cristo.

Os membros consagrados do Regnum Christi que em algum momento descobrem o chamado ao sacerdócio podem seguir esta vocação. Não por isto a vida consagrada laical se converte em uma etapa intermediária, mas é uma autêntica e plena vocação em si mesma. Leigos consagrados e sacerdotes legionários compartilham a mesma espiritualidade e uma mesma entrega, mas o modo de vivê-la é diferente.

Referência:

Eduardo Ochoa

Consagrado do Movimento Regnum Christi.

E-mails: eochoa@caesc.org

consagrados@regnumchristi.org

Facebook: https://www.facebook.com/eduardo.ochoa.1690

Site: www.laicosconsagradosrc.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here