Por: Simone Eickhoff Bigolin

A caminhada de crescimento espiritual é motivada pelos propósitos de crescer na fé e na confiança em Deus Pai; em melhorar nosso ritmo e profundidade de oração e de conhecimento da Palavra de Deus; em incorporar às nossas atitudes as virtudes cristãs e minimizar nossos defeitos.

Para alcançar estes objetivos tão valiosos certamente o Espírito Santo  precisa agir na nossa vida de modo a fazer-nos empregar o maior esforço pessoal para tal meta. É preciso estar atento e aberto a ação do Espírito Santo e aos sinais que Deus vai insinuando em nossa vida. Jacques Philippe refere que “a questão mais fundamental da vida cristã é a seguinte: como receber a graça do Espírito Santo? Como nos conservar sempre abertos à sua ação?” (2018, p.09). Esse mesmo autor afirma que “sem a graça do Espírito Santo não podemos fazer nada de bom nem de durável” (2018, p.10). Portanto, o desejo de querer esta intimidade com o Espírito Santo é o primeiro passo para mudar nossa vida cristã. Todos sabemos que o desejo nos move, aquilo que realmente queremos para nossas vidas, seja um bem material, seja uma conquista profissional, seja uma amizade, um amor, nos movimenta para o alcançar. Tomara muitos corações sejam inundados deste desejo de querer a intimidade com o Espírito Santo, e então, muitos serão os frutos Dele na vida dos cristãos.

Uma vida de oração perseverante é o caminho para incendiar este desejo no coração do cristão. Aprender a silenciar a nossa vontade para escutar a vontade de Deus. Transformar cada atividade da nossa vida em oração. Agradecer nas coisas boas, invocar nas dificuldades, pedir perdão nas nossas faltas e assim aproveitar todas as ocasiões para aprofundar nossa relação com Deus. (PHILIPPE, 2018). A fiel companhia de Deus na oração resultará num coração confiante e aberto à ação do Espírito Santo. “A primeira coisa que Deus nos pede não é que sejamos perfeitos, e sim que confiemos nEle”. (PHILIPPE, 2018, p. 15). Que lindo saber disso, pois se Ele deseja a nossa confiança é porque seu Amor de Pai não nos decepcionará, portanto, não há o que temer. Quem de nós não confia em seu pai? Se um pai fala ou promete algo, o filho acredita e tem a certeza de que ele tudo fará. “Ora, se vós, apesar de serdes maus, sabeis dar o que é bom aos vossos filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem” (Lc 11,13). Deus é um Pai que abraça e garante: “Não temas”.

O autor Jacques Philippe também nos diz que “a confiança e a fé possuem um imenso poder de atrair a graça de Deus” (2018, p.16) e Santa Tereza de Liseux declara que “Deus tem um coração de Pai e não resiste a confiança filial de seus pequenos” (apud Philipe, 2018, p.16).

Que belo exercício de confiança abandonar nossos medos, angústias e incertezas nos braços do Pai. Apoiar-se na certeza da graça e não em nós mesmos, no que podemos controlar, fazer, escolher. Estejamos certos de que Deus permite às nossas vidas àquilo que é o mais importante e necessário para crescermos na santidade. Nem sempre entendemos ou aceitamos as diferentes circunstâncias do cotidiano por nossa própria capacidade ou inteligência. É preciso entregar-se com confiança na certeza da providência divina. Foi Jesus mesmo quem afirmou “Não se perturbe o vosso coração.  Tende fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo, 14,1).

As diferentes e atribuladas rotinas do dia-a-dia podem deixar nosso coração inquieto, distanciar-nos dos momentos de oração e roubar a paz, a tranquilidade, a serenidade da alma e da nossa vida.  Um coração em paz é um coração cheio do amor de Deus e da presença de Jesus. Peçamos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, que conserve em nós o desejo de estar em permanente e fiel oração e assim, experimentar a graça do discernimento da ação do Espírito Santo. Jesus, eu rezo, confio e espero em Vós!

 

REFERÊNCIAS

PHILIPPE, J. A Paz Interior. Ed Quadrante. São Paulo: 2017.

PHILIPPE, J. Se Conhecesses o Dom de Deus: aprender a receber. Ed Quadrante. São Paulo: 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here