O Regnum Christi: uma comunidade de apóstolos em missão

Reuniões de delegados para o apostolado e encarregados do ECyD e dos Colaboradores em Roma

0
241

De 25 de fevereiro a 2 de março, realizou-se, em Roma, na sede da Direção Geral, reuniões de trabalho e reflexão com os delegados para o apostolado de todos os territórios, os encarregados territoriais do ECyD e de colaboradores. Do Brasil participaram: Pe. André Delvaux, LC, delegado de Apostolado, Pe. Alfonso Trevino, LC, encarregado territorial do ECyD e Pe. Juan Pablo Botero, LC, encarregado territorial dos colaboradores.

Pe. Alfonso, Pe. André e Pe. Juan Pablo no encontro, em Roma

As reuniões foram organizadas por áreas de apostolado do Regnum Christi. Participaram 50 pessoas entre membros dos três ramos consagrados e três leigos: Donna Garrett (EEUU), Rafael Ferraro (Venezuela) e Jérémie Coulibaly (Costa do Marfim).

As reuniões tiveram vários objetivos. Buscou-se fazer um diagnóstico sobre alguns elementos essenciais da vida do Regnum Christi, aprofundar a vivência e transmissão do carisma, discernir ações a médio e longo prazo a nível territorial para impulsionar e desenvolver com profundidade a missão. Também se buscou definir os principais serviços que a Direção Geral pode oferecer, através da área de apostolado, aos territórios, além de impulsionar e favorecer o encontro e a sinergia de trabalho entre os encarregados territoriais dos apostolados com que se trabalha: encarregados do ECyD, encarregados de colaboradores, encarregados de trabalho com os jovens.  

Encarregados do ECyD. Na foto, Pe. Alfonso Treviño, LC, que atualmente trabalha em São Paulo

Estes dias começaram com a Santa Missa presidida pelo Padre Eduardo Robles Gil, L.C., diretor-geral do Regnum Christi e da Legião de Cristo, na qual ele exortou uma nova atitude de escuta para que o Espirito Santo possa moldar o Regnum Christi como Ele queira. Em seguida, havia sessões de plenárias, moderadas por Viviana Limón, consagrada do Regnum Christi, momentos de reflexão, oficinas, exposição dos territórios e grupos de trabalho para desenvolver o ECyD, o programa de colaboradores e da pastoral juvenil. 

Encarregados dos Colaboradores. Na foto, Pe. Juan Pablo Botero, que atualmente trabalha no Rio de Janeiro

No primeiro dia, os delegados tiveram a oportunidade de escutar uma palestra de Dom Dario Vitali, professor de eclesiologia da Pontificia Universidade Gregoriana, sobre Igreja e Reino, identidade e missão da Igreja à luz do Concílio Vaticano II.  No segundo dia, Dom Fabio Rosini, atual encarregado da pastoral vocacional em Roma, ofereceu uma conferência sobre a linguagem kerigmática e catequética no mundo atual. Ambas foram ocasiões de enriquecimento do próprio carisma à luz da missão da Igreja Universal.

O clima das reuniões foi um sinal de comunhão que o Espírito tem suscitado no Regnum Christi. Pode-se compartilhar diferentes opiniões e pontos de vista sobre os temas e nos enriquecemos das diferentes experiências. O ambiente esteve marcado por um grande desejo de se levar adiante os planos de Deus e por um grande amor à nossa família espiritual e sua missão. Neste sentido, ajudou muito concluir as reuniões com um momento prolongado de adoração frente ao Santíssimo antes da missa final de ação de graças», comentou o Irmão Rafael Vignaroli, L.C., membro da área de apostolado da direção geral.

Veja a experiência dos padres que trabalham no Brasil:

Pe. André Delvaux, LC, delegado de apostolado

“As reuniões foram bastante produtivas. Acho que o principal fruto foi a comunhão e o alinhamento entre os territórios no entendimento da missão, e ver que estamos todos indo na mesma direção. É muito interessante como o Espírito Santo em lugares tão diferentes pode suscitar uma mesma resposta e nos indicar um mesmo caminho. Essa é sempre também ocasião de intercâmbio. Para mim, que sou novato, é importante ouvir muito e tentar aprender daqueles que têm mais tempo na função e dos territórios que encontraram soluções para dificuldades similares às nossas. Também percebemos através dessa troca de experiências, que podemos unir forças para realizar eventos internacionais e oferecer aos membros do RC a oportunidade de conhecerem o que se realiza em outros lugares, para depois aportar ao território. Agradeço a Deus a alegria de ver que Deus vai realizando sua obra através do RC e nos guia por um caminho de cura, que ainda temos que terminar de percorrer, e de renovação, com novo entusiasmo e novos horizontes. Saímos de Roma cheios de esperança, porque vemos que, com a graça de Deus, seremos como Movimento o que temos que ser, e colaboraremos cada vez melhor com a missão da Igreja”

Pe. Alfonso Treviño, encarregado territorial do ECyD

“Em Roma tivemos uma semana cheia de entusiasmo. Foi um momento de partilha de experiências apostólicas, de procurar entender melhor o público alvo dos nossos apostolados para poder responder de forma mais adequada as suas necessidades e ajudar as pessoas a se encontrarem com Cristo. Sempre é muito especial poder trabalhar junto com todas os ramos do movimento em conjunto. Deus se faz presente de forma especial e nos acompanha com a Sua graça. Foram dias muito iluminados de aprendizado e partilha do carisma e espiritualidade do Regnum Christi, em um espírito de família. A Comissão do ECyD trabalhou, além das reflexões em comum com todos, a formação de um programa de formação de formadores a nível mundial. Também revisamos a história do ECyD em cada um dos territórios. Foram dias cheios de oportunidades para aprender um dos outros e rezar juntos pelo movimento”

Pe. Juan Pablo Botero, LC, encarregado territorial dos colaboradores

“A reunião tinha como objetivo aprovar o manual do colaborador e ver as melhores práticas que cada território tem tido com o trabalho com colaboradores. Alinhamos o trabalho que acontece no Brasil, no México, nos EUA, entre outros países, e foi muito bom, pois foi a primeira vez que tivemos esse encontro. Compartilhamos experiências para elaborar o manual instrutivo, que depois será adaptado a cada território e, assim, poderemos promover ainda melhor o programa de colaboradores nas seções de jovens”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here