Os leigos do Regnum Christi farão adesão de forma individual à Federação e terão seu próprio regulamento

0
246

Segundo no novo rascunho do Estatuto Geral, os membros leigos são uma parte constitutiva do Regnum Christi e sua pertença se realiza institucionalmente através da adesão individual à federação. Os leigos poderão participar nos órgãos gerais e territoriais através de um voto consultivo e participarão ativamente desses órgãos.

Aqui, você pode baixar o Rascunho do Regulamento dos fiéis associados à Federação Regnum Christi.

Regulamento dos fiéis associados à Federação Regnum Christi

Os leigos contarão com seu próprio Regulamento que estabelece o modo em que vivem o carisma do Regnum Christi e deverá ser aprovado pela Assembleia Geral da Federação nos próximos meses, de 27 de novembro a 5 de dezembro. É um código secundário contemplado no Estatuto Geral da Federação.

O Regulamento é a continuidade dos trabalhos que começaram em junho de 2013, e do processo em que foram convidados a participar todos os membros leigos do Regnum Chirsti desde então. Na Assembleia Geral, celebrada em Roma no mês do abril, surgiu um texto que posteriormente foi corrigido pelo Assistente Pontifício, Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, e adequado ao Terceiro Rascunho do Estatuto que acaba de nascer.

As razões pelas quais o leigo, em um plano jurídico, não participa na Federação da mesma maneira que as seções consagradas no momento atual são as seguintes:

  1. A própria natureza da Federação: a Federação terá que ser aprovada pela CIVCSVA (Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica) e constituída por instituições que reúnem pessoas que vivem os conselhos evangélicos e a vida fraterna em comunhão.
  2. Porque é diferente a relação canônica entre o vínculo que tem o religioso e o leigo consagrado com seu instituto através dos votos e o modo de pertença do leigo com a federação.

Contribuições dos delegados

Os delegados da Assembleia que desejam propor mudanças para esse Regulamento devem preparar esboços, isto é, textos alternativos aos números atuais, e enviá-los para a secretaria da Assembleia Geral Comum (rcstatutes_cc@regnumchristi.net) antes do dia 12 de novembro de 2018. A princípio, a não ser que a Assembleia decida outra coisa, somente se revisarão e se votarão os modos que foram entregues por escrito dentro do prazo marcado.

Como se aprovará?

Nas votações da Assembleia Geral de novembro sobre o regulamento, participarão em conjunto membros leigos e membros das seções com voto deliberativo segundo estabelece o número 55 § 3 do rascunho do Estatuto e o número 39 § 2 do Regulamento dos fiéis associados.

Mais informações:

O que muda na Terceira Versão dos Estatutos? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here