5 coisas sobre se preparar bem para participar da Missa

0
712

Sempre que formos participar da Missa é importante fazermos uma boa preparação. Isso facilitará a entrarmos  no espírito da celebração e podermos vivenciar melhor a liturgia.

Conscientes da necessidade dessa preparação para a Celebração Eucarística, separamos alguns pontos que podem ajudar você a crescer na vida espiritual e, principalmente, na experiência litúrgica.

1 – Faça uma boa confissão

Quem pretende receber a Eucaristia, deve estar atento ao estado em que sua alma se encontra. Ou seja, precisa olhar para dentro de si e ver se não há necessidade de confessar-se antes de receber o corpo de Cristo por meio da hóstia consagrada. Em muitas igrejas, há sacerdotes que atendem confissões durante a Celebração Eucarística, mas caso a sua não tenha essa opção, procure um padre com antecedência para receber o Sacramento da Reconciliação.

2 – Respeite o espaço sagrado

É importante, sempre que for participar da Missa, procurar zelar pelo ambiente que é sagrado. Para isso, é indispensável vestir-se adequadamente e com piedade, sem exageros, , lembrando que seu corpo é templo do Espírito Santo. Ao entrar em uma igreja, procure saudar o Senhor que está no sacrário.

3 – Preserve o silêncio

É comum ver pessoas conversando enquanto acontece a homilia. Tal atitude pode significar falta de respeito ao sacerdote que preside a Celebração e às outras pessoas da assembleia que devem estar concentradas no ensinamento do padre. O silêncio evidencia as palavras do sacerdote e ajuda o povo de Deus a assimilar a mensagem da liturgia do dia. Vale a pena lembrar que também soma ao silêncio a prática de orações devocionais, como o Santo Terço, que podem ser rezadas antes e depois da Celebração, ajudando os fiéis a entrarem em clima de oração.

4 – Interaja com a Liturgia

A interação com a Liturgia da Palavra e Eucarística é essencial. Para isso, faz-se necessário que os participantes da Santa Missa estejam atentos aos momentos que a Liturgia convida a dar repostas (ex.: quando o sacerdote diz “o Senhor esteja convosco” devemos interagir respondendo “Ele está no meio de nós”). Durante toda a Liturgia há inúmeras perguntas que necessitam de respostas da assembleia. Além disso, também há gestos que fazem parte do rito, tornando a Celebração ainda mais bonita.  

5 – Esteja disposto a assumir um compromisso

Durante a Missa há vários momentos em que a pessoa é convidada a assumir um compromisso de mudança de vida – a conversão – que o Senhor deseja para o seu povo.
Portanto, o cristão que participar da Eucaristia deve lembrar que toda experiência com Deus gera uma consequência e esta é parte do processo de conversão pessoal. Conversão dos pensamentos, conversão dos desejos, conversão do egoísmo e do orgulho, conversão do pecado em santidade. Vivido esse processo, o Senhor nos envia. Esse envio é para que outros também experimentem do quanto Deus é bom e o quão maravilhosas são as tuas obras. E, assim, termina a Santa Missa: “ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”. Em outras palavras: sejam missionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here