19 de abril de 2018

A primeira parte Assembleia Geral Extraordinária do Regnum Christi foi concluída em Roma no dia 18 de abril. O objetivo dessa primeira parte, de natureza consultiva, foi expressar os pareceres sobre o Rascunho do Estatuto Geral e sobre a proposta de configuração canônica para o Regnum Christi. Até novembro, momento em que será debatido a segunda parte da Assembleia, o Comitê Geral elaborará uma nova redação para os capítulos do Rascunho do Estatuto que serão modificados conforme as considerações e discernimentos alcançados na primeira Assembleia. 

O resultado do processo realizado durante esses nove dias em Roma, do qual fizeram parte 91 representantes de todas as seções do Movimento (legionários, consagradas, leigos consagrados e seculares), foi a forte convergência de todos a respeito da maioria dos assuntos que foram discutidos. Surgiram os primeiros consensos que ainda serão amadurecidos e temas pendentes foram identificados. Essa é a primeira vez na história do Regnum Christi em que membros de todas as ramas se reúnem para discernir juntos as questões que afetam a todos.

Convergências

Na mensagem da Assembleia Geral Extraordinária aos membros do Regnum Christi ao término da primeira parte, os delegados afirmam a existência de um carisma e missão comum, a corresponsabilidade de todos os membros na custódia do carisma, a pertença da Legião de Cristo ao Regnum Christi de forma inseparável, o reconhecimento da identidade de cada uma das vocações, da autonomia dos ramas consagradas e a aceitação da federação como configuração jurídica mais adequada no momento atual.

Novos consensos e temas abertos

Durante a primeira parte da Assembleia Geral Extraordinária, foram manifestados os primeiros consensos por parte de todos a respeito de alguns temas, como a preferência por um governo colegial para a federação ou a participação dos leigos em todos os níveis de governo com voto consultivo.

Alguns desses primeiros consensos necessitaram uma maior profundidade e compreensão, como o tipo de federação que se constituirá e seu modo de governo. Além disso, os próximos meses serão dedicados ao trabalho sobre os temas que ainda não tiveram um acordo e que precisam de maior estudo, especialmente o que diz respeito a tarefa do governo da futura federação, sob o governo dos diferentes ramos ou organizados de acordo com outros critérios. A Assembleia propôs que os cenários resultantes das diferentes opções sejam estudados.

Delegados brasileiros

Entre os 91 delegados de diversos países, estão os nossos representantes do território brasileiro:

  • Pe. Cleomar Ferronato, L.C, diretor do Regnum Christi no Brasil
  • Elena Bartolomé, diretora das consagradas no Brasil
  • Amandda Souza, Pedro Kropf e Luiz Flávio Azevedo, membros leigos do RC

Confira a galeria de fotos:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here