Ser líder cristão: Cursilho Nacional de Jovens 2019

0
881


“Ser líder cristão” foi o tema do Cursilho Nacional de Jovens 2019, que aconteceu de 07 a 13 de janeiro, na Casa de Retiros Nossa Senhora Aparecida, localizada no Centro de Noviciado dos Legionários de Cristo, em Arujá/SP. O lema do cursilho foi: “O amor de Cristo, que ao mesmo tempo nos sustenta, nos impulsiona a ser testemunhas desse amor no mundo” (2Co, 5-14). Rapazes e moças do Movimento de várias cidades do Brasil dedicaram uma semana completa a estudo, formações, momentos de espiritualidade, peregrinação, esportes e atividades de integração. Neste ano, foram 35 os participantes e a direção do cursilho esteve a cargo de Padre Juan Pablo Botero, L.C. e da consagrada Mariana Miranda. Além disso, seis candidatos, quatro noviços e 3 colaboradoras estiveram presentes.

Diariamente, havia momentos de oração. Pela manhã, os jovens ofereciam seu dia a Deus e meditavam alguma passagem bíblica. As meditações foram conduzidas pelas consagradas Mariana Miranda, Elisa Ruiz e Luísa Almeida e pela colaboradora Brenda Marques. Ao começo da tarde, em grupos, os jovens refletiam uma passagem evangélica. Já no fim da tarde, dedicavam um momento a Maria, na oração do Rosário, e participavam da Missa.

Ao fim da noite, os jovens iam até a capela para fazerem um balanço de seu dia e fazerem as orações da noite. Na noite de sexta-feira, participaram da Hora Eucarística. Além disso, dentro do cursilho, no sábado pela manhã, todos participaram de um retiro em silêncio.

Formação

As atividades de formação foram divididas em blocos de formação doutrinal, espiritual, apostólica e humana. As consagradas Elisa Ruiz e María José Pazos conduziram as formações doutrinal e espiritual com palestras que tratavam da liderança nas sagradas escrituras. No bloco de formação humana, houve quatro palestras: Padre José Laboy, L.C. apresentou alguns fundamentos de antropologia referentes à masculinidade e à feminilidade, a Sra. Maria Cecília Parise tratou da Antropologia segundo a filosofia de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), Hugo Teixeira falou sobre os estilos de liderança e Graziela Cirino fez uma palestra sobre projeto de vida.

A formação apostólica contemplou oficinas de acompanhamento, escuta e oratória, ministradas, respectivamente, por Kate O’Connor, Elisa Ruiz e Padre Juan Pablo Botero, L.C. Em conclusão à oficina de oratória, em equipes, os jovens fizeram apresentações e foram avaliados pelos seguintes jurados: Padre Felipe Necco, L.C., Padre Juan Pablo Botero, L.C. e Joice Villas Boas. Ainda na formação apostólica, houve um testemunho de Luiz Drouet, que compartilhou como foi sua caminhada na fé e sua dedicação ao apostolado no Regnum Christi, especialmente por meio do Sonhar Acordado.

Momento para falar sobre os Estatutos

Além dos blocos de formação, também houve uma entrevista, moderada pela consagrada Mariana Miranda, com alguns dos delegados que estiveram presentes na Assembleia Geral das Consagradas, no Capítulo Geral dos Legionários de Cristo e na Assembleia Geral do Regnum Christi, por motivo do processo de revisão dos novos estatutos do Regnum Christi.

Foram entrevistados Kate O’Connor, que esteve presente na Assembleia Geral das Consagradas do Regnum Christi, Padre André Delvaux, L.C., participante do capítulo geral dos Legionários de Cristo, e Amandda Souza e Luiz Flávio Azevedo, delegados leigos para assembleia geral extraordinária do Regnum Christi. O objetivo da mesa redonda com os delegados foi continuar aprofundando na liderança cristã dentro da espiritualidade e do carisma do RC. A partir disso, os delegados comentavam como esse tema foi abordado nas Assembleias.

Dia de passeio

Quando o cursilho estava na metade, houve um dia de passeio em que os cursilhistas visitaram, pela manhã, a sede da comunidade católica Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista. Acompanhados por uma guia da Canção Nova, os jovens conheceram um pouco da história da fundação dessa comunidade, visitaram estúdios da Rádio Canção Nova e conheceram o Santuário do Pai das Misericórdias.

Além disso, pela tarde, fizeram uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. Na basílica de Aparecida, participaram da Missa na Capela da Confissões. Alguns jovens também percorreram o Caminho do Rosário, que se inicia próximo à basílica em direção ao Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em um passeio de 1,3 km ao longo do qual há esculturas, em tamanho real, que retratam cada um dos mistérios do Rosário.

O cursilho também é ocasião para promover algumas integrações. Quase todos os dias, havia tempo para a prática de esportes. Havia uma campanha de mística de talentos organizada pelas colaboradoras. Os jovens recebiam desafios diários que deveriam ser cumpridos individualmente ou em equipe; ao cumprir os desafios, os “cobradores de talentos” davam novos talentos que funcionavam como multiplicadores. Pela noite, a consagrada Luísa Almeida, com o apoio das colaboradoras, conduzia as atividades de integração entre equipes. O momento mais especial das atividades da noite foi o Show de Talentos que aconteceu no sábado.

Missa final com adesões

No domingo, o cursilho terminou com a Missa de encerramento, presidida pelo Padre Cleomar Ferronato, L.C., diretor territorial do Regnum Christi no Brasil, e concelebrada pelos demais legionários que estavam presentes.

Nessa Missa, aconteceu a adesão de dois novos membros ao Movimento. Padre Juan Pablo Botero, L.C. e a consagrada Mariana Miranda, diretores do cursilho de 2019, agradeceram aos jovens, pela participação, e a todos que apoiaram na organização.

Testemunhos

“Eu diria que o cursilho foi um momento muito especial! Esse ano trabalhamos a questão da liderança cristã e eu consegui perceber o quanto isso já está dentro de nós que vivemos a nossa fé com fervor segundo o estilo de vida do Regnum Christi. Ver que é possível ser o que somos aqui em todos os lugares, com testemunhos que são grandes exemplos de líderes cristãos, fez toda a diferença para que essa semana fosse tão cheia de frutos como já foi e ainda será com o tempo. Esse ano estou me entregando à colaboração e tenho certeza que todas as formações e momentos de oração me fizeram refletir muito o que desejo para esse ano e o que Deus tem me pedido. Fui embora com a confirmação de que o grande segredo é sempre estar próximo de Dele, buscando passar o seu amor, sem distinção de pessoas, lugares ou situações. Através dessa graça, continuaremos fazendo a diferença no mundo” – Amanda Alves, RJ, que agora está no cursilho de colaboradoras

“Para mim esse cursilho foi um momento muito especial para meu discernimento vocacional. A convivência com os membros do Regnum Christi e as diversas formações reavivaram o fogo do amor a essa família e me permitiram contemplar as maravilhas que Deus tem preparado para cada pessoa. Meus sinceros agradecimentos a todos os que tornaram possível a realização desse cursilho” – Irmão Tibério Graco de Moraes Transfeld – Noviço Legionário de Cristo 

“Cheguei ao Cursilho cheia de emoção e alegria. Mesmo sendo mexicana, falando outro idioma, o amor, carinho e compreensão com que todos me tratavam não me deixavam lembrar disso. E ao final, eu já conseguia entender as palestras, orações, reflexões. Neste momento pude compreender que a linguagem de Deus é universal” – Karina Cabrera –   mexicana

Participantes:

35 jovens: das localidades do Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campo, Brasília e Joinville, além de uma mexicana, um venezuelano e um colombiano.

Consagradas: Mariana Miranda, Luisa Almeida, Maria José Passos, Elisa Ruiz e Kate O’ Connor

Legionários: Pe. Juan Pablo Botero, L.C., Pe. Mairon Gavlik, L.C., Pe. Felipe Necco, L.C., Pe. André Delvaux, L.C. e Pe. Santiago Artero.

3 colaboradoras

6 candidatos – Legionários de Cristo

4 noviços – Legionários de Cristo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here