Cursilho Nacional de Jovens 2024: “Formar um Coração de Apóstolo”

0
671

“Formar um coração de apóstolo” foi o tema do Cursilho Nacional de Jovens 2023, que aconteceu de 05 a 10 de janeiro, na Casa de Retiros São José, localizada em Itapecerica da Serra/SP. Ao todo, 67 jovens e senhoritas do Regnum Christi de várias localidades do Brasil dedicaram uma semana a formações, momentos de espiritualidade, esportes e atividades de integração. A direção do cursilho esteve a cargo do Pe. Rafael Kizimia, L.C. e das consagradas Kate O’Connor e Lucía Macias. Além disso, sete candidatos e três colaboradoras estiveram presentes.

Momentos de mística, oração, formação e integração

Diariamente, havia momentos de oração. Pela manhã, os jovens ofereciam seu dia a Deus e meditavam alguma passagem bíblica. As meditações das meninas foram conduzidas pelas consagradas Kate O’Connor e Lucía Macias, além da colaboração das leigas Agnes Stolerman e Fernanda Moustapha. Os meninos tiveram suas orações e meditações conduzidas pelo consagrado Nacho, o leigo Gabriel Vaccarello e os Padres Rafael Kizimia, LC e Santiago Artero, LC Pela tarde, todos dedicavam um momento a Maria, na oração do terço e participavam da Missa. Ao fim da noite, os jovens iam até a capela para fazerem um balanço de seu dia e as orações da noite. Também houve dia de Adoração Eucarística.

Nos dois primeiros dias, as atividades de formação foram divididas entre meninos e meninas e, nos últimos dias, as formações foram conjuntas. As consagradas Anita Cadavid (online), Kate O’Connor e Lucía Macias conduziram as formações sobre a essência feminina para as meninas, e as leigas Maria Paula Reis e Fernanda Moustapha deram seus testemunhos, enquanto o leigo Gabriel Vaccarello e o Pe. Santiago Artero, L.C. falaram sobre masculinidade para os meninos e o Pe. André Delvaux, LC, palestrou sobre a identidade do RC.

Nos blocos conjuntos, houve palestras com o Pe. Ângelo Senchuke, LC sobre o perfil do jovem brasileiro, com o diácono Alexandre Martins, LC, sobre os pilares da vida do membro do RC, com o diácono Jefferson de Souza, LC, sobre a evangelização dos jovens e com o Leigo Consagrado Nacho Vivar, sobre ações apostólicas.

A formação dos rapazes contemplou oficinas de escuta e debate, culminando em um júri simulado conduzido pelo Pe. Kizimia, LC e o leigo Hugo Cardoso. Já as meninas, tiveram uma noite temática da Barbie, discutindo sobre feminilidade e com karaokê. Ainda na formação apostólica, houve um testemunho do casal Gabriel Vaccarello e Maria Paula Reis, membros do RC, que compartilharam como foi sua caminhada na fé e sua dedicação ao Regnum Christi.

Partilha e testemunho com os colaboradores e ex-colaboradores

Também teve uma partilha das experiências dos colaboradores e colaboradoras que recém terminaram seu período de colaboração ou ainda estão colaborando no território: Luca Bompiani, jovem da localidade de São Paulo que colaborou na Itália entre 2022 e 2023, Josué Yumán, jovem guatemalteca que está colaborando na seção de jovens do Rio de Janeiro, Maria Beatriz Reis, jovem da seção do Rio de Janeiro que colaborou em Brasília entre 2022 e 2023, Gabriela Pedreira, jovem de Brasília que colaborou em São Paulo em 2023, Ana Maria Lazarotto, jovem de Curitiba que colaborou em São Paulo em 2023 e Cristina Madero, colombiana que está colaborando em Curitiba.

Além disso, os jovens tiveram uma noite de integração, juntamente com os padres, consagradas e consagrado presentes, em um momento de mística, união e troca de experiências.

Associações ao Regnum Christi 

Na terça-feira (9), durante a Missa presidida pelo Padre Rafael Kizimia, L.C., três jovens participantes do cursilho fizeram sua associação ao Regnum Christi. Na quarta-feira (10), o cursilho terminou com a Missa, presidida pelo Padre Ângelo Senchuke, L.C. e concelebrada pelos demais legionários que estavam presentes.

Sobre o Cursilho: 

  • 67 jovens estiveram presentes, das localidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Caxias do Sul, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Joinville, além de uma colombiana e um guatemalteco
  • 3 Consagradas: Kate O’Connor, Lucía Macias e Anita Cadavid.
  • 8 Legionários: Pe. André Delvaux, LC, Pe. Ângelo Senchuke, LC, Pe. Danilo Stradioto, LC, Pe. Santiago Artero, LC, Pe. José Laboy, LC, Pe. Rafael Kizimia, LC, Diác. Jefferson de Souza, LC, Diác. Alexandre Martins, LC
  • 1 Leigo Consagrado do RC: Nacho Vivar
  • 3 colaboradoras
  • 7 candidatos – Legionários de Cristo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here