Jornada Mundial da Vida Consagrada: “Todos os carismas são para a missão”

0
205

“Todos os carismas são para a missão, e o são, precisamente, com a incalculável riqueza da sua variedade; para que a Igreja possa testemunhar e proclamar o Evangelho a todos e em todas as situações” (Papa Francisco, 2 de fevereiro de 2023)

No dia 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, celebra-se também a Jornada Mundial da Vida Consagrada. Neste dia, a Igreja procura valorizar o testemunho daqueles que deixaram tudo para seguir o chamado de Deus, fazendo os votos de pobreza, castidade e obediência.

O dia é também uma oportunidade para as pessoas consagradas renovarem o seu propósito de dedicação cotidiana a serviço da missão que lhes foi confiada. E, de um modo geral, é um momento privilegiado para rezar também pelas vocações da Igreja.

O Regnum Christi, composto por quatro realidades, tem a riqueza espiritual de ter três vocações distintas de vida consagrada: os Legionários de Cristo, as Consagrados do Regnum Christi e os Leigos Consagrados do Regnum Christi.

Legionários de Cristo

Congregação religiosa de direito pontifício, formada por sacerdotes e seminaristas a caminho do sacerdócio. Como religiosos consagrados, professam, primeiro, temporariamente e, depois, perpetuamente, os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência.

Os legionários procuram fomentar a criatividade evangélica entre si e com os leigos a quem servem. Uma característica que sempre os acompanhou é o seu profundo amor ao Papa, Vigário de Cristo, e aos bispos em comunhão com Ele. A partir de sua vocação e missão, eles também buscam estar inseridos no trabalho pastoral da Igreja local onde quer que estejam.

Consagradas do Regnum Christi

A sua identidade está integrada na consagração, no estado laico e no carisma do Regnum Christi. Esses elementos imprimem um estilo de vida e uma forma de estar presente e se relacionar com o mundo.

As consagradas assumem como sua a missão comum do Regnum Christi, que é fazer presente o mistério de Cristo que vai ao encontro das pessoas, revela-lhes o amor do Seu coração, as reúne e as forma como apóstolos, líderes cristãos, envia-as e acompanha-as para que colaborem na evangelização dos homens.

Elas prosseguem os estudos acadêmicos de acordo com o carisma e a missão do Regnum Christi, garantindo uma base na teologia e nas ciências religiosas. Posteriormente, cada uma delas passa por estudos de pós-graduação ou outros cursos em várias áreas que lhes permitem responder às necessidades da evangelização no mundo de hoje. Essa formação se estende por toda a sua vida, tornando-se um modo de vida.

A formação permanente é o processo constante de transformação em Cristo, permitindo que todas as situações da vida as moldem e configurem como mulheres, cristãs e consagradas do Regnum Christi.

Leigos consagrados do Regnum Christi

São homens que, respondendo a um chamado de Deus, entregam toda a sua vida a serviço da Igreja como leigos consagrados a Cristo no Regnum Christi, enviados para viver e difundir a boa nova de serem apóstolos no mundo social e profissional. Vão ao encontro dos outros com os seus talentos pessoais e a sua profissão e, juntamente com eles, procuram fazer o Reino de Cristo presente na sociedade.

Procuram viver o mistério de Cristo que, consagrado ao Pai e próximo dos seus irmãos, os homens, lhes anuncia o Reino com a sua palavra, o seu trabalho e a oferta da sua vida. A sua formação visa a transformação em Cristo, modelo dos leigos consagrados que procuram testemunhar no mundo a vida nova do Reino de Deus e a preparação como apóstolos segundo o seu próprio carisma.

Uma Família Espiritual, Um Corpo Apostólico, Quatro Vocações

As vocações consagradas, juntamente com os leigos, contribuem com a sua identidade particular para o bem e o enriquecimento de todo o Regnum Christi a serviço da missão. Assim, na comunhão, na complementaridade e na corresponsabilidade, contribuem desde a sua vocação particular a serviço dos homens e da Igreja.

Neste dia, 2 de fevereiro, aproveitemos para apreciar e agradecer a Deus pelo dom da vida consagrada e, também, para agradecer pessoalmente aos legionários, às consagradas e aos leigos consagrados que conhecemos pelo seu trabalho a serviço da Igreja.

E, não deixemos de rezar pelas vocações, suplicando ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua vinha (cf. Mt 9,38) e, quem sabe, promover também cada uma dessas vocações à vida consagrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here