Por: Marco Antonio Kresko
De 8 a 14 de janeiro de 2018, a Casa de Retiros Nossa Senhora Aparecida, em Arujá/SP, acolheu mais uma edição do cursilho nacional de jovens do Regnum Christi. Jovens do Movimento de várias cidades do Brasil dedicaram uma semana completa a estudo e formações, momentos de espiritualidade, missões, esportes e atividades de integração. O tema do cursilho deste ano foi “Apaixonados por Cristo” e o lema, “Quem me separará do amor de Cristo?”
Já é uma tradição que na segunda semana do ano ocorra essa atividade em Arujá. Neste ano, foram 115 jovens participantes. Além disso, havia uma equipe organizadora formada por legionários de Cristo, consagradas, leigo consagrado e leigos do Regnum Christi. Neste ano, a direção do cursilho esteve a cargo da consagrada Mariana Miranda. Ademais, destaca-se a presença de Radek Biernaki, leigo consagrado do Regnum Christi, que veio ao Brasil especialmente para acompanhar o cursilho.
Todos os dias, os jovens tinham momentos de oração. Pela manhã, ofereciam seu dia a Deus e meditavam alguma passagem bíblica, conduzidos pela consagrada Kate O´Connor. Ao começo da tarde, em grupos, os jovens refletiam alguma passagem evangélica. Já no fim da tarde, dedicavam um momento a Maria, na oração do Rosário, e participavam da Missa. Uma vez que estavam presentes três novos sacerdotes legionários de Cristo, ordenados em dezembro passado, houve três primeiras Missas, agraciadas com indulgência plenária. Os novos sacerdotes participantes eram Padres Daniel Hinestroza, L.C., Luís Fernando Bueno, L.C. e Thomas Silveira, L.C. Ao fim na noite, os jovens iam até a capela para fazerem um balanço de seu dia e fazerem as orações da noite. Em uma das noites, participaram da Hora Eucarística. Além disso, dentro do cursilho, no sábado pela manhã, todos participaram de um retiro em silêncio. Para muitos, foi um dos principais momentos do cursilho participar do retiro.
As atividades de formação foram divididas em blocos de formação doutrinal, espiritual, apostólica e humana. Padre José Laboy, L.C. esteve encarregado da formação doutrinal, com a palestra “Jesus é Deus?”. A formação espiritual foi introduzida pelo Padre Sérgio Barbosa, L.C. e seguiu-se de oficinas de oração nas quais ele próprio tratou da “contemplação teresiana”, a consagrada Kate O’Connor apresentou a “contemplação inaciana”, a consagrada Maria José Pazos explicou a “lectio divina” e a consagrada Mariana Miranda falou sobre a “oração com imagens”. A consagrada María José Pazos e a senhora Jaqueline Ângelo, membro do Regnum Christi de Jundiaí, apresentaram palestras sobre inteligência emocional. Por fim, Padre André Delvaux, L.C., delegado territorial para o apostolado, que fez questão de estar presente no cursilho, integrando a equipe de formação, encarregou-se das palestras de formação apostólica que foram concluídas com uma dinâmica intitulada “MasterChef Apostólico”. Padre André apresentou resumidamente a história da Igreja e o momento em que surgiu o Regnum Christi; além disso, apresentou o contexto que vivemos no mundo hoje e como o Movimento deve agir diante disso. Na dinâmica, em equipes, deveriam os jovens estabelecer um plano de ação para certas realidades apostólicas que lhes eram apresentadas.
Quando o cursilho chegou à metade, houve um dia de passeio com atividade missionária. Foi dia dos participantes irem até a Fazenda da Esperança, comunidade em que vivem pessoas em recuperação após haverem sido usuários de drogas. Os jovens, que neste dia estavam como missionários, ouviram histórias de superação do vício que surpreenderam muito. Foi possível observar verdadeiramente a ação divina nas vidas daqueles recuperandos que dão uma oportunidade para que Deus lhes ajude.
No cursilho, também houve bastante tempo para integração. Quase todos os dias, havia tempo para prática de esportes. Além disso, pela noite, a consagrada Luísa Almeida, com a ajuda dos colaboradores, conduzia as atividades de integração entre equipes, junto com a campanha motivacional dos “Apaixonados por Cristo”. O esperado momento das atividades da noite foi a festa de sábado com fantasias de santos. Os jovens, com muita criatividade, caracterizaram-se com trajes que remetiam a algum santo.
No domingo, o cursilho terminou com a Missa de encerramento, presidida pelo Padre Cleomar Ferronato, L.C., diretor territorial do Regnum Christi no Brasil. Mariana Miranda, diretora do cursilho de 2018, agradeceu aos jovens, pela participação, e a todos que apoiaram na organização.
CONFIRA A GALERIA: