Como resposta às necessidades pastorais e de evangelização, o apostolado da Junvetude e Família Missionária veio se solidificando e fazendo um trabalho de catequese em todo o mundo. Motivados pelo amor de Cristo e pela Igreja, os membros do movimento Regnum Christi, notaram a necessidade de ajudar as Igrejas locais e se disponibilizaram às necessidades dessas pastorais de evangelização.
Os jovens e famílias visitam as casas no intuito de levar o amor de Cristo aos mais afastados- seja da Igreja ou por morarem em locais de difícil acesso para os párocos. Sempre adaptados à rotina das comunidades, os missionários dormem onde houver um espaço, ou seja, em alojamentos, barrcões paroquiais, casas de família ou o que mais aparecerem. Com muita simplicidade, a rotina de oração e meditação sobre todos os aspectos que compõe a fé católica, eles se alimentam de formação para poderem aproximar os outros de Cristo. Obviamente, quem recebe mais é quem se dispõe em passar esses dias de missão.
É unânime a conclusão de que são dias singulares e marcantes para cada um. Desde as missas em comunidade, até a visita das residências, essa é uma ótima oportunidade de sair da zona de conforto e fazer algo prático para levar o verdadeiro amor de Deus aos que mais precisam.
No Brasil, duas Mega Missões são realizadas. Na Semana Santa, começando na quinta-feira de Lava Pés e terminando no Domingo de Páscoa e na semana de Nossa Senhora Aparecida. Costumeiramente cada localidade se esforça para desenvolver suas atividade de maneira constante e ativa. Além disso, os jovens fazem Econtros com Cristo e participam das atividades como membros Regnum Christi, como adorações e missas da localidade.