Quais são as etapas de formação de um legionário?
O candidatado consiste em três meses de introdução, discernimento e transição para o novo estilo de vida. Assim que o candidato solicite a sua admissão, realiza o noviciado por dois anos, ao final do qual ele emite a primeira profissão religiosa.
As outras etapas de formação podem variar levemente conforme a idade, a preparação prévia e os interesses, dotes e necessidades pessoais de cada legionário. Normalmente depois do noviciado, o legionário passa por um ou dois anos de estudo das humanidades clássicas, cultura geral, música e línguas modernas, e depois empreende o estudo da filosofia.
Concluído o segundo ano de filosofia os religiosos em formação dedicam uns três anos a práticas apostólicas, interrompendo os estudos. Assim, ao mesmo tempo em que se exercita no trabalho apostólico, se enriquece com o contato e conhecimento direto da realidade em que vivem os homens. Voltam depois a um centro de estudos superiores da Legião onde concluem os estudos filosóficos e realizam os de teologia. Depois de 10-14 anos de formação recebem a ordenação sacerdotal.
Por que os legionários estudam e se preparam durante tanto tempo antes da sua ordenação sacerdotal?
Se do que se trata é formar o homem que Deus tem escolhido para o sacerdócio em todos os aspectos e de segui-lo na sua maturidade evolutiva para que chegue a ser um sacerdote conforme o coração de Deus, então, não se pode pretender saltar ou queimar as etapas da sua evolução.
Fonte: Legionários de Cristo- Perguntas frequentes
Na cidade de Arujá, é possível conhecer o Noviciado dos Legionários de Cristo. Na Estrada da Cruz Santa, 1211- Cachoeira (Km 194 da Via Dutra, sentido Rio.
O reitor atual é Pe. Andre Devaux, LC.