Com grande alegria e gratidão, o Colégio Diretivo Geral comunicou, nesta quarta-feira (5), por meio de uma carta aos membros do Regnum Christi, que a Santa Sé aprovou definitivamente os Estatutos da Federação Regnum Christi. Este reconhecimento oficial reafirma a validade do caminho percorrido e fortalece o compromisso de viver nosso carisma com confiança e coragem, em comunhão com a Igreja e a serviço da missão
No dia 31 de maio de 2019, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica aprovou os Estatutos do Regnum Christi e erigiu canonicamente a Federação Regnum Christi. Este reconhecimento canônico e a aprovação inicial dos Estatutos foram fruto de um processo de renovação iniciado em 2010, que buscou expressar com clareza a unidade do carisma compartilhado pelos Legionários de Cristo, as Consagradas, os Leigos Consagrados e os Leigos Associados.
A Santa Sé concedeu aos Estatutos uma primeira aprovação ad experimentum, validando-os por um período de cinco anos para que se fizesse a experiência prática do que foi estabelecido. Este tempo foi fundamental para implementar as estruturas da Federação e amadurecer na experiência do carisma e da missão, para crescer na unidade e na colaboração.
Neste contexto, a Convenção Geral do Regnum Christi, realizada em 2024, solicitou a aprovação definitiva dos Estatutos ao Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A resolução contou com o parecer unânime dos leigos associados e a maioria qualificada dos delegados.
Com grande alegria e gratidão, o Colégio Diretivo Geral comunicou, nesta quarta-feira (5), por meio de uma carta aos membros do Regnum Christi, que a Santa Sé aprovou definitivamente os Estatutos da Federação Regnum Christi. Este reconhecimento oficial reafirma a validade do caminho percorrido e fortalece o compromisso de viver nosso carisma com confiança e coragem, em comunhão com a Igreja e a serviço da missão.
Na carta, o Colégio Diretivo Geral expressa a sua gratidão e ressalta a importância dos Estatutos como “luz e critério de discernimento” para o ser e o atuar de todos aqueles que fazem parte da Federação. Os membros do colégio também destacam o chamado a continuar crescendo no conhecimento, na compreensão e na integração afetiva e efetiva dos Estatutos, pois “neles são formuladas as principais características do carisma, espiritualidade e missão apostólica do Regnum Christi”.
No contexto do Jubileu da Esperança no qual a Igreja celebra em 2025, esse passo convida-nos a ir em frente com confiança, conscientes de que, unidos n’Ele, somos ainda chamados a ser testemunhas e apóstolos de Cristo no mundo.