1. Direcionar os pensamentos
Não são eles que dominam a mente, mas a pessoa que os domina. Eles podem ser direcionados para o que for melhor, então alterar os pensamentos para algo mais positivo ajuda a desenvolver gratidão. Esse direcionamento pode contribuir para maior felicidade e superação. É comum as pessoas pensarem que merecem algo ruim que esteja acontecendo ou mesmo algo que almejam e não conseguem. O direcionamento leva a pessoa a pensar que ela pode vencer ou que pode conquistar o que deseja, através de seus esforços.
2. Escrever
A cada dia anotar na agenda ou em um caderno específico 3 coisas pelas quais a pessoa foi grata, realizações ou oportunidades farão com que a visão positiva aumente e o sentimento de gratidão seja maior. Uma releitura de dias anteriores reforçará o sentimento e trará mais forças. Nos dias mais difíceis pode ser que descobrir 3 coisas para ser grato seja muito difícil, porém o exercício para encontrar e anotar ajuda a perceber que elas podem estar escondidas e que todos os dias haverá 3 ou mais coisas para ser grato.
3. Agradecer de verdade
Muitas vezes as pessoas apenas usam a palavra “obrigado” por educação ou costume. Fará uma grande diferença no coração da pessoa quando o termo for dito com real intenção e sinceramente. A diferença também será sentida pela pessoa que recebe o obrigado.
4. Cuidar de si mesmo
Diferente da autocompaixão, o cuidar de si próprio envolve atenção e tempo para que a pessoa se sinta mais satisfeita consigo mesma. Esse fator é importante quando as coisas não estiverem muito bem e ajudará a trazer sentimentos de gratidão por si mesmo e pelas qualidades próprias.
5. Evitar julgamentos
Por: Michele Coronetti