Comunicado do Colégio Diretivo Territorial sobre o cancelamento das Missões de Semana Santa 2020 e demais atividades presenciais do Regnum Christi
Venha a Nós o Vosso Reino!
São Paulo, 19 de março de 2020.
A todos os membros do Regnum Christi,
Devido a declaração de pandemia do Coronavírus (COVID-19) em todo o mundo e no Brasil por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, após reunião realizada pelo Colégio Diretivo Territorial do Brasil, na última terça-feira, decidimos que o melhor, neste momento, é o cancelamento das Missões da Semana Santa 2020 e das demais atividades presenciais do Regnum Christi que estavam previstas em nosso país, nas diversas localidades.
Essa decisão foi tomada com muita prudência diante das restrições propostas pelo Governo Federal e recomendações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do Coronavírus.
Entretanto, não devemos nos esquecer de que vivemos em missão, que “A vida é missão”, assim como diz o lema da Juventude e Família Missionária deste ano. Vemos essa oportunidade que o Senhor nos oferece para evangelizar, anunciar sua palavra, testemunhar a fé, adaptando-nos às necessidades de tempos e lugares, especialmente através dos meios digitais.
1- Cancelamento das Missões de Semana Santa
Baseamos nossa decisão de cancelar as Missões de Semana Santa ao considerar os seguintes pontos:
a) Evitar uma possível proliferação do vírus a pessoas mais vulneráveis, moradores das regiões que faríamos as visitas, por se tratarem de regiões mais carentes e sem o devido acesso ao sistema de saúde e aos meios para tratar e conter o vírus.
b) Zelar pelo bem-estar dos missionários e evitar o contágio durante as missões, tendo em vista não contarmos a todo momento com a devida atenção à higiene, necessária neste momento.
c) Somar esforços às medidas, orientações e recomendações dos órgãos de saúde e do governo responsáveis para conter a evolução desta pandemia.
Sabemos que essa decisão afetará diversos párocos que contavam com nossa colaboração e a todas as comunidades que nos esperavam para a realização desse trabalho missionário, porém o melhor agora é pensar no bem comum do nosso próximo.
2- Demais atividades presenciais também devem ser canceladas
Também recomenda-se que as demais atividades presenciais do Regnum Christi e de seus apostolados em todo o território sejam canceladas, adiadas ou adaptadas aos meios digitais, e que cada localidade siga as orientações dos governos e arquidiocese locais, vivendo de maneira concreta nosso amor e comunhão com a Igreja.
3- Convite a uma evangelização através dos meios digitais
Apesar das nossas limitações nesse momento, o ambiente digital nos trás inúmeras oportunidades de evangelizar, ou seja, viver plenamente a missão do Regnum Christi.
Esse tempo de quaresma e de quarentena não planejado pode ser importante para o fomento de iniciativas apostólicas digitais e de zelo pelas pessoas. Esperamos que surjam ideias para ajudar as pessoas a viverem esse momento e a Semana Santa do melhor modo possível. Esse também pode ser um tempo precioso para a nossa formação pessoal, Encontros com Cristo e Círculos de Estudo virtuais, para cursos online, reflexões ou meditações sobre o tempo litúrgico que estamos, entre outras atividades. Não deixemos passar as oportunidades de fazer o bem e estejamos sempre atentos ao Espírito Santo.
Diante disso, e para viver de maneira profunda a Semana Santa e todos esses dias de Quaresma, nós também iremos propor e divulgar, em breve, algumas iniciativas para todos os membros do Regnum Christi.
Aproveitemos cada oportunidade para fazer missão em nossas vidas e em nossos lares, assim como diz na carta enviada ontem pelo Colégio Diretivo Geral, com algumas reflexões sobre esse momento que estamos vivendo e como aproveitá-lo melhor.
Contamos com a compreensão de todos e nos entregamos à graça e a proteção do nosso Deus para que Ele cuide de nós durante esses dias e nos permita viver uma Semana Santa com atitudes concretas de amor, caridade e fé, guiados pelo Espírito Santo. Que Ele mantenha em nós o ímpeto missionário dos primeiros cristãos, de modo que possamos anunciar com valentia o Evangelho de Jesus Cristo em nossas casas, famílias e realidades. Invocamos a Maria, para que ela nos ensine a imitar seu ardor e zelo missionário e acompanhar a Jesus no seu calvário com renovada esperança.
Em Cristo,
Pe. André Delvaux, LC
Responsável Executivo do Colégio Diretivo Territorial