Comunicado do Colégio Diretivo Territorial sobre o cancelamento das Missões de Semana Santa 2020 e demais atividades presenciais do Regnum Christi

0
1075

Comunicado do Colégio Diretivo Territorial sobre o cancelamento das Missões de Semana Santa 2020 e demais atividades presenciais do Regnum Christi

Venha a Nós o Vosso Reino!

São Paulo, 19 de março de 2020.

A todos os membros do Regnum Christi,

Devido a declaração de pandemia do Coronavírus (COVID-19) em todo o mundo e no Brasil por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, após reunião realizada pelo Colégio Diretivo Territorial do Brasil, na última terça-feira, decidimos que o melhor, neste momento, é o cancelamento das Missões da Semana Santa 2020 e das demais atividades presenciais do Regnum Christi que estavam previstas em nosso país, nas diversas localidades.

Essa decisão foi tomada com muita prudência diante das restrições propostas pelo Governo Federal e recomendações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do Coronavírus.

Entretanto, não devemos nos esquecer de que vivemos em missão, que “A vida é missão”, assim como diz o lema da Juventude e Família Missionária deste ano. Vemos essa oportunidade que o Senhor nos oferece para evangelizar, anunciar sua palavra,  testemunhar a fé, adaptando-nos às necessidades de tempos e lugares, especialmente através dos meios digitais.

1- Cancelamento das Missões de Semana Santa

Baseamos nossa decisão de cancelar as Missões de Semana Santa ao considerar os seguintes pontos:

a) Evitar uma possível proliferação do vírus a pessoas mais vulneráveis, moradores das regiões que faríamos as visitas, por se tratarem de regiões mais carentes e sem o devido acesso ao sistema de saúde e aos meios para tratar e conter o vírus.

b) Zelar pelo bem-estar dos missionários e evitar o contágio durante as missões, tendo em vista não contarmos a todo momento com a devida atenção à higiene, necessária neste momento.

c) Somar esforços às medidas, orientações e recomendações dos órgãos de saúde e do governo responsáveis para conter a evolução desta pandemia.

Sabemos que essa decisão afetará diversos párocos que contavam com nossa colaboração e a todas as comunidades que nos esperavam para a realização desse trabalho missionário, porém o melhor agora é pensar no bem comum do nosso próximo.

2- Demais atividades presenciais também devem ser canceladas

Também recomenda-se que as demais atividades presenciais do Regnum Christi e de seus apostolados em todo o território sejam canceladas, adiadas ou adaptadas aos meios digitais, e que cada localidade siga as orientações dos governos e arquidiocese locais, vivendo de maneira concreta nosso amor e comunhão com a Igreja.

3- Convite a uma evangelização através dos meios digitais

Apesar das nossas limitações nesse momento, o ambiente digital nos trás inúmeras oportunidades de evangelizar, ou seja, viver plenamente a missão do Regnum Christi.

Esse tempo de quaresma e de quarentena não planejado pode ser importante para o fomento de iniciativas apostólicas digitais e de zelo pelas pessoas. Esperamos que surjam ideias para ajudar as pessoas a viverem esse momento e a Semana Santa do melhor modo possível. Esse também pode ser um tempo precioso para a nossa formação pessoal, Encontros com Cristo e Círculos de Estudo virtuais, para cursos online, reflexões ou meditações sobre o tempo litúrgico que estamos, entre outras atividades. Não deixemos passar as oportunidades de fazer o bem e estejamos sempre atentos ao Espírito Santo.

Diante disso, e para viver de maneira profunda a Semana Santa e todos esses dias de Quaresma, nós também iremos propor e divulgar, em breve, algumas iniciativas para todos os membros do Regnum Christi.

Aproveitemos cada oportunidade para fazer missão em nossas vidas e em nossos lares, assim como diz na carta enviada ontem pelo Colégio Diretivo Geral, com algumas reflexões sobre esse momento que estamos vivendo e como aproveitá-lo melhor.

Contamos com a compreensão de todos e nos entregamos à graça e a proteção do nosso Deus para que Ele cuide de nós durante esses dias e nos permita viver uma Semana Santa com atitudes concretas de amor, caridade e fé, guiados pelo Espírito Santo. Que Ele mantenha em nós o ímpeto missionário dos primeiros cristãos, de modo que possamos anunciar com valentia o Evangelho de Jesus Cristo em nossas casas, famílias e realidades. Invocamos a Maria, para que ela nos ensine a imitar seu ardor e zelo missionário e acompanhar a Jesus no seu calvário com renovada esperança.

Em Cristo,

Pe. André Delvaux, LC
Responsável Executivo do Colégio Diretivo Territorial

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here