Por: Simone Eickhoff Bigolin
O Advento é um tempo especial que nos pede uma “faxina” interior a fim de buscarmos preparar a nossa “casa” para receber Àquele que chega. Este tempo é especial para nos despojarmos dos nossos desejos e assumir o desejo do coração de Cristo. E o que deseja o coração de Cristo? Deseja que amemos mais, sejamos mais pacientes, mais bondosos, mais justos, mais verdadeiros, mais humildes.
Nosso amado Papa Francisco diz que “A caridade é simples: adorar a Deus e servir aos outros.” Adorar a Deus na oração e na ação, fazer o que tem que ser feito como Ele nos pede. Servir à família, servir os colegas, servir os amigos, servir ao próximo. Ser solícitos nas necessidades do nosso irmão e às necessidades da Igreja. Como diz São João Crisóstomo “nada te pode fazer tão imitador de Cristo como a preocupação pelos outros”. Reforça esta afirmação nosso bispo Dom Adelar Baruffi quando escreve que “Ele “se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza” (2Cor 8,9).
Veio ao encontro dos pobres, nasceu pobre e viveu pobre. Não o aguardemos em Jerusalém. Se quisermos encontrá-lo façamos o “êxodo” de nós mesmos em direção a Belém e Nazaré. Nos gestos solidários, o rosto de Deus se manifesta.”
Que a “faxina” da nossa “casa” possa apontar as necessidades de mudanças das nossas atitudes buscando, como cristãos católicos, ser instrumentos do amor de Deus neste mundo. Roguemos a Nossa Senhora que nos ajude a melhorar neste tempo de Advento e junto Dela preparemos nossa alma para a chegada do Menino Jesus.