Nada melhor do que aquele colinho que nos acolhe, nos adoça os dias e sempre está nos gerando as melhores memórias. Avós são, sem sombra de dúvidas, uma versão do amor de Deus na Terra que nos lembra a importância da experiência de vida. Em suas diversas histórias, sempre uma lição. Em suas diversas formas, um gesto de amor. E não é só quem convive com eles que sabem que esses avós são saudáveis em nossas vidas, a ciência e a história de Jesus nos dizem o mesmo.
Segundo uma pesquisa feita na Alemanha, idosos que ajudam na convivência familiar, têm mais anos de vida. Sim, é científico. Nessa pesquisa, foram analisados mais de 50 pessoas entre 70 e 103 anos de idade, que tiveram suas rotinas acompanhadas pelo Estudo de Envelhecimento de Berlin ao longo de 19 anos.
Foi constatado que conviver com netos e cuidar deles, reduzia em 37% o risco de mortalidade e metade desse grupo de avós presentes, viveu por dez anos após o começo da pesquisa. No grupo oposto, 50% só chegou a sobreviver mais 5 anos. Idosos que ajudam os filhos, seja com suporte emocional ou tarefas do cotidiano, também apresentaram uma média de vida maior de 5 anos a mais do que outros que não mantinham esses laços.
E para nós católicos, os avós de Jesus são lembrados no dia de hoje, 26 de julho. Exemplos de milagre, conta a história que apesar da idade avançada os dois não tinham filhos devido a esterilidade, e isto os causava grande sofrimento, já que para sua comunidade judaica o fato de não ter filhos era um sinal de maldição de Deus. Porém eles nunca desistiram de sua fé, e após muitas orações e muita fé Ana engravidou de nossa Virgem Maria. A filha deles já nasceria com a missão de ser mãe do filho de Deus e viria a dar o “sim” que mudou todo o rumo de nossa história.
Nossa Senhora recebeu desse lar formado por Ana e Joaquim, as tradições da Casa de Davi, que foram passados de geração em geração, conhecendo as profecias relativas à chegada do Messias, como se dirigir a Deus e seus hábitos de verdadeira piedade. Os avós de Jesus são lembrados nessa data e você pode rezar para eles conosco, como uma grande família cristã:
“Ó beatíssimos pais da Mãe de Deus, S. Joaquim e Sant´ana, eu vos saúdo e bendigo com devoção e amor. Alegro-me de todo o coração pela vossa glória e por aquela sublime prerrogativa pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima. Rogai por mim a Jesus e a Maria para que eu os agrade em tudo. Tende piedade de mim como os pais têm de seus filhos. Sede meus consoladores na vida e na morte. Assisti-me na minha última agonia, para que dignamente receba os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possa chegar ao céu.”
Dados da matéria: Nossa Sagrada Família e EXAME