Por: Eline Carrano

Sabe aqueles dias exaustivos, quando parece que toda a semana está em seus ombros e não há mais alternativas de melhora? A vida tem seus desalinhos, o mundo nem sempre é capaz de nos ajudar a olhá-lo com caridade e ficamos perdidos numa onda de mau humor e infelicidade. Nessas horas tudo conspira contra nós, parece uma onda de pequenas coisinhas que vão acontecendo e nos derrubando mais fundo nesse buraco e, geralmente, nosso desempenho vai caindo, os resultados não são os melhores.

Isso pode acontecer por diversos fatores, sejam biológicos ou problemas na vida pessoal, pode ser a situação financeira que vem ficando cada dia mais difícil, tantos outros pontos que nos deixam pra baixo e precisam de um cuidado espiritual atento para que não nos afastem da fé, da misericórdia e da ideia concreta de que Deus está conosco nos caminhos das pedras.

Para isso, separamos para você alguns conselhos dos santos para lembrar de como a santidade também está no nosso ambiente de trabalho e nos momentos de crise. Nele podemos praticar os mais diversos atos de misericórdia, perdão, amor e tantos outros talentos cristãos que nos são demandados no cotidiano. Confira essa lista e separe os melhores conselhos para melhorar a sua vida profissional e trilhar o caminho do céu no seu ofício.

Santo Agostinho

-Em toda a parte e enquanto estiverdes neste mundo, vale a palavra: O Senhor está próximo. Não vos preocupeis. (Santo Agostinho)

-Para estarmos sempre unidos com Jesus Cristo, é preciso fazermos tudo com tranquilidade, sem nos inquietarmos com alguma dificuldade que se apresente. Deus não mora nos corações agitados. (Santo Afonso de Ligório)

-Mesmo que realizes muitas coisas, não progredirás na perfeição, se não aprenderes a negar a tua vontade e a sujeitar-te, deixando a preocupação de ti próprio e das tuas coisas. (São João da Cruz)

-Tende por certo que todos os pensamentos que nos trazem inquietação, não vêm de Deus, príncipe da paz. Eles vêm ou do demônio ou do amor próprio ou da estima desregrada que temos de nós mesmos. (São Francisco de Sales) 

São Francisco de Sales

-Dirige a Deus cada um dos teus atos; oferece-os a Ele e pede-Lhe que tudo seja para Sua honra e glória. (Santa Teresa de Ávila)

-Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.  (Hebreus 12:14)

E para começar um dia de trabalho alinhado com Deus, também podemos fazer essa oração que está no manual de orações do Regnum Christi:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Oração à Santíssima Trindade
Meu Senhor e meu Pai, Deus do céu e da terra, Pai Criador, Filho Redentor, Espírito Santo Santificador: eu vos adoro e vos amo com todo o coração. Eu vos dou graças porque me criastes, redimistes, chamastes à fé católica e me conservastes durante esta noite. Eu vos ofereço hoje a minha oração, meu trabalho e meu cansaço, meus sofrimentos e minhas alegrias; concedei que eu faça tudo por amor a vós e segundo a vossa vontade. Dai-me firmeza na vivência da minha vocação cristã, paciência no sofrimento, audácia na confissão da minha fé, sabedoria no caminho da vida e caridade em minha relação com os homens. livrai-me do pecado e de todo mal. Que a vossa graça esteja sempre comigo e com todos a quem amo. Amém.
  • Oração a Jesus Cristo
Jesus Cristo, fiel amigo da minha alma e Rei supremo do Regnum Christi, mais uma vez vos ofereço minha vida, para que me ensineis a fazer vossa vontade, para que me fortaleçais no vosso seguimento, para que eu vos imite nas virtudes cristãs, especialmente naquelas que mais vos agradam: a caridade, a humildade, a justiça e a retidão. Concedei-me ser um apóstolo fiel e zeloso da vossa Igreja, e a graça de poder anunciar neste dia a vossa mensagem de salvação aos irmãos que encontrar no meu caminho. Que minha convicção em viver a fé católica e meu ardor em transmiti-la façam de mim um fecundo conquistador de almas para o Reino. Amém.
  • Oração à Santíssima Virgem
Minha Mãe, em vossa presença, neste novo dia quero vos bendizer pelas grandes coisas que Deus todo-poderoso fez em vós, agradecer pelas graças que me alcançastes, consagrar a vós todos os meus pensamentos, palavras e obras, e pedir a vossa bênção para mim e para cada um dos membros do Regnum Christi. Intercedei a Deus por nós que, espalhados pelo mundo, nos esforçamos para viver a fé, a esperança e a caridade cujo exemplo tão nobre e admirável vós nos dais. Concedei-me imitar a vida de oração, de obediência, de humildade, de fidelidade, de sacrifício e de simplicidade que compartilhastes com o vosso Filho, nosso Irmão e senhor. Ajudai-me a formar um coração manso e humilde como o do vosso Filho, Jesus Cristo; e alcançai-me a graça de recebê-lo, no sacramento do seu amor, com o mesmo fervor com que vós o recebíeis nos vossos anos de solidão. Dizei a Jesus, ó Mãe, o quanto quero amá-lo, quais são os meus desejos de santificação e de apostolado. Dizei-lhe com que fervor e constância quero servi-lo no Regnum Christi, que deverá ser um instrumento fiel para que o seu Reino se estenda entre os homens.
 
  • Exame de Previsão
Um minuto de reflexão para recordarmos, na presença de Deus, os nossos compromissos, especialmente os que precisam ser trabalhados, e revermos a agenda do dia: atividades normais e extraordinárias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here