Convenção Territorial do Brasil: um momento de encontro e discernimento em família, a partir do coração do apóstolo

0
822

De 02 a 05 de novembro aconteceu, em Jundiaí/SP, a Convenção Territorial do Brasil, que reuniu membros das quatros vocações do Regnum Christi para discernirem juntos, sobre a realidade apostólica do mundo e como o Regnum Christi, em cada realidade, pode responder aos desafios atuais da sociedade e da Igreja.

Ao todo, participaram 56 pessoas, sendo: 17 legionários, 10 consagradas, 2 leigos consagrados e 27 leigos, das distintas localidades do Brasil. A Convenção Territorial é parte do caminho de preparação para a Convenção Geral, que será em Roma, em maio do ano que vem, e que tem, como objetivo, tratar dos fins, marcha e desenvolvimento do futuro da Federação Regnum Christi.

Trabalho em equipe

Durante estes dias, os participantes foram divididos em equipes para refletir juntos sobre os seguintes temas: identidade e vocação do membro leigo; jovens; matrimônio e família; a evangelização da cultura; a promoção vocacional e a missão comum e a sustentabilidade econômica do território.

Através do método “ver, julgar e agir”, os membros analisaram as situações e buscaram ações que possam nortear o caminho do Regnum Christi nos próximos anos. Além disso, houve exposições na plenária para que todos pudessem compartilhar as reflexões. Diariamente, os delegados tiveram juntos, momentos de integração e oração, como adoração eucarística e a Santa Missa.

Eleição dos delegados leigos para a Convenção Geral do RC em Roma

Na Convenção Territorial, os leigos elegeram os representantes que irão participar da Convenção Geral em 2024. Pedro Kropf e Jerusa Slomp foram os membros leigos escolhidos. Conheça um pouco mais sobre eles:

Jerusa Formolo Slomp tem 46 anos, é casada há 23 anos, tem 6 filhos e faz parte do RC desde 2004. É responsável de formação da localidade de Caxias do Sul, responsável de equipe e faz parte da coordenação do Apostolado Sonhando em Família e da Família Missionaria do Rio Grande do Sul. “Espero que possamos implementar uma cultura de encontro missão comum para que, na vivência do nosso carisma, transformar as diversas ilhas de competência num arquipélago de excelência”.

Pedro Kropf tem 41 anos é casado e pai de 4 filhos. É membro do Regnum Christi desde 2001 e tem doutorado em Ética nos Negócios. Já trabalhou no Sonhar Acordado, no Ecyd e na Juventude Missionária. Hoje coordena o projeto do podcastInspira RC, sobre o carisma e a identidade do Regnum Christi, e faz parte do Colégio Diretivo Territorial. Em 2018, participou do processo de revisão dos estatutos, também em Roma. “Espero que seja um momento de refletir em família e com Deus sobre a melhor forma de cumprirmos nossa missão na Igreja e no mundo”, disse.

Confira a experiência de alguns participantes na Convenção Territorial do Brasil:

Kate O’ Connor, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi no Brasil

“A Convenção foi um momento de muita graça. “Foi importante ter a oportunidade de realizar um discernimento comunitário e apostólico entre todos para seguir caminhando juntos, abertos à escuta do Espírito Santo para responder ao que Deus quer do RC no Brasil”

Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil

“A convenção foi muito especial. É importante renovar e seguir vivendo o nosso carisma com realismo antropológico, com estratégia, com prioridades. É parte do caminho optar, escolher. Me dá paz saber que todos estamos comprometidos com isso. Mas, o mais importante é fazer o que Deus quer. Temos Cristo em nossas vidas, temos o essencial, que é o desejo profundo de salvar as almas”

Lucas Saraiva, leigo da seção de jovens de São José dos Campos

“Para mim, a convenção foi um momento de unidade, de estar em família e conhecer mais sobre o nosso carisma. Ainda que não tenhamos tido formações, naquilo que as pessoas de cada localidade têm em comum, me revelou muito do que é ser Regnum Christi e esse contato enriquece muito um membro mais novo como eu. Também foi um momento de discernimento e escuta, que vai ajudar a nortear várias linhas de ação em todo território. Saio com um forte desejo de que Deus me dê a graça de transmitir essa experiência para minha localidade”

Amanda Rochi, leiga da seção de jovens de Joinville

“A convenção foi formada por dias especiais. Deus foi imensamente generoso em nos reunir em família com espírito de oração, reflexão e mística RC. Saio daqui com essa fala: quanto mais RC eu sou, mais RC minha localidade será”

Ignacio Vivar, leigo consagrado do Regnum Christi

“A convenção foi mais uma revelação do amor de Deus por mim e por cada um dos membros deste território. Um Deus que saiu ao nosso encontro, que nos reuniu para nos ajudar a discernir Sua vontade e que agora nos envia para continuar evangelizando neste país”

Pe. Santiago Artero, LC

“Foi uma experiência de família, onde experimentamos as dores e as alegrias, especialmente a comunhão que existe dentro do RC. Saio com a sensação de desafio e isso é algo próprio nosso: sair como apóstolos, que querem formar apóstolos e temos de ver como aplicar na vida real. Agradeço a Deus por ter vivido essa oportunidade”

Eva Maria, Consagrada do Regnum Christi

“Estar na convenção territorial foi viver a experiência de um processo interior de conversão, de escuta, de encontro e enriquecimento mútuo, de crescimento em comunhão e intimidade com Deus e em ardor pela missão no Brasil ao mesmo tempo. Me senti privilegiada por viver este momento histórico. Entrei na convenção com muita vontade de concretizar planos, meios, programas e terminei renovada na certeza de que nossa vocação no Regnum Christi é ser família espiritual e corpo apostólico e que antes de “fazer”, preciso parar e olhar ao meu redor, me admirar pelo que somos juntos e caminhar com eles para realizar minha missão. Ao longo do processo do ver, julgar e agir em todos os temas, foi se abrindo um horizonte de esperança, pelo chamado como apóstolos do Reino e a riqueza que temos para pôr a serviço da Igreja. Tenho certeza de que fomos conduzidos pelo Espírito Santo e acompanhados por Nossa Senhora”

Veja alguns momentos da Convenção Territorial 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here