De 4 a 6 de setembro, os diretores das seções de jovens e do Ecyd de todo o Brasil se reuniram, em Brasília, para refletir sobre a vida das seções, a formação de seus membros e o trabalho apostólico, além de programar o ano de 2019. Foi um momento muito produtivo e enriquecedor entre padres, consagradas e leigos para pensar na formação dos jovens.
A reunião antecedeu o Encontro Nacional de Apostolados juvenis e foi dirigida pela Comissão de Jovens do território, composta pelo pe. André Delvaux, LC., delegado de apostolado no Brasil, as consagradas Elisa Ruiz e Luisa Almeida e Marco Antônio, secretário do delegado, além de Luiz Flávio Azevedo, que não esteve presente.
Pe. Cleomar Ferronato, LC., diretor territorial do Regnum Christi e Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, também estiveram presentes em alguns momentos.
O encontro, que acontece anualmente e conta com a participação de leigos, tem como objetivo gerar sinergia e comunhão entre todos que trabalham com a juventude, e busca alinhar perspectivas, visões e resoluções para o crescimento e amadurecimento do Regnum Christi, além da troca de experiências entre todos e suas localidades.
Temas trabalhados
A reunião teve início na terça-feira (4), na casa das consagradas, em Brasília, onde foi apresentado o organograma do território, com as funções de cada um; cada localidade também partilhou um pouco sobre a realidade de suas seções; as vocações e os colaboradores também foram temas deste dia. Ao final, a jovem Ana Clara Martins, de Joinville, que participou de um encontro internacional em Roma, sobre o tema da juventude, partilhou sua experiência e as conclusões obtidas, que servirão como inspiração e guia de trabalho para todos os territórios.
No segundo dia, os participantes refletiram sobre as reuniões dos anos anteriores que haviam tido e sobre os avanços e expectativas que o território teve. Em seguida, a comissão de jovens apresentou um ideário de formação para os membros do Regnum Christi, que reunirá materiais que estarão à disposição para as seções; ao final, também discutiram questões relacionadas ao crescimento e o apostolado das localidades.
O último dia teve uma pausa para integração e um passeio pelos pontos turísticos da capital federal entre os participantes. À tarde, todos planejaram o calendário de atividades de 2019, que terá algumas mudanças a serem apresentadas em breve.
Participantes
Legionários de Cristo
Pe. Cleomar Ferronato, LC., diretor territorial do Regnum Christi
Pe. André Delvaux, LC., delegado de apostolado no Brasil
Pe. Daniel Hinestroza, LC., diretor da seção de jovens de Brasília
Pe. Juan Pablo Botero, LC., diretor da seção de jovens do Rio de Janeiro
Pe. Sérgio Barbosa, LC., diretor da seção de jovens de São Paulo
Pe. Alfonso LC., diretor do Ecyd de São Paulo
Pe. Thomas Silveira, LC., diretor da seção de jovens de Joinville
Pe. Felipe Necco, LC., diretor da seção de jovens de Curitiba
Pe. Mairon Gavilk, LC., diretor da seção de jovens de São José dos Campos/ SP
Consagradas
Elena Bartolomé, diretora territorial das Consagradas
Mariana Miranda, diretora da seção de senhoritas de Brasília
Luisa Almeida, equipe auxiliar da seção de senhoritas de Brasília
Eva Leal, diretora do Ecyd de Brasília
Emília Leandro, Coordenadora Local de Apostolado de São Paulo e diretora do Ecyd
Elisa Ruiz, diretora da seção de senhoritas de São Paulo
Maria José Pazos, auxiliar da seção de senhoritas de São Paulo e responsável pela pastoral vocacional
Bianca de Mattos, diretora da seção de senhoritas de Curitiba
Leigos
Cristoffer Albieri, membro de Brasília e colaborador da Comissão de Jovens
Ana Clara, membro de Brasília e da Comissão do Ecyd
Brenda Marques, membro de Brasília, atualmente colaboradora em São Paulo
João Victor Petrossi, membro de São Paulo
Ana Clara Martins, membro de Joinville
Victor Martins, membro de Curitiba e colaborador Comissão de Jovens
Leonardo Lima, membro de Curitiba