Leigos Consagrados do Regnum Christi se reúnem no México para celebrar seu 50º aniversário

0
229

Dos dias 2 a 6 de Janeiro, praticamente todos os leigos consagrados do mundo participaram de um encontro de convivência e renovação no México devido à celebração do 50º aniversário de fundação dos Leigos Consagrados do Regnum Christi, celebrado nesta terça-feira, dia 25 de janeiro.

Nacho Vivar e Daniel Bizzo, leigos consagrados

Durante esses dias, eles refletiram sobre a vocação do leigo consagrado, a missão apostólica, a pastoral vocacional e a vida comunitária, em um ambiente de fraternidade, zelo apostólico, alegria e esperança. Ignacio Vivar, conhecido como Nacho e Diretor do Regnum Christi de Brasília também esteve presente, ao lado de Daniel Bizzo, leigo consagrado brasileiro que hoje vive no México.

Para Nacho, o encontro foi um momento de renovar sua vocação. “Foi uma graça de Deus para mim participar desse encontro, pois além de me juntar com meus irmãos para celebrar os 50 anos de nossa fundação, foi uma autêntica renovação espiritual ao voltar ao essencial: “sou consagrado de Deus no Regnum Christi”. Ele é a razão da minha vida. Obrigado, Senhor”, disse.

Convivência e oração

Durante este encontro em ocasião do 50º aniversário dos Leigos Consagrados, houve também um tempo para partilhar memórias, olhando e comentando fotografias históricas fornecidas pelo Arquivo Histórico Geral do Regnum Christi e pelos próprios membros, bem como uma conferência sobre a história dos leigos consagrados dada pelo leigo consagrado Emilio Martínez. Não faltaram momentos fortes de oração comunitária, um terço solene, lectio divina e uma Hora Eucarística e consagração à Virgem Maria.

Nacho Vivar com alguns membros consagrados mais jovens

O encontro terminou com uma missa em ação de graças pelo 50º aniversário dos leigos consagrados. O Pe. John Connor, L.C., Diretor Geral dos Legionários de Cristo e Presidente do Colégio Diretivo Geral do Regnum Christi, presidiu à Missa, na qual Felix Gomez Rueda, Diretor Geral dos Leigos Consagrados do Regnum Christi, entregou a cada participante uma cruz do Bom Pastor como a que é utilizada pelo Papa Francisco.

Curso de renovação 

Além disso, de 23 de dezembro a 2 de Janeiro, os leigos consagrados com mais de cinquenta anos de idade participaram de um curso de renovação que abordou questões espirituais, psicológicas e físicas para ajudar os membros a aproveitar ao máximo a fase em que se encontram e como deixar um legado apostólico fecundo e duradouro para as próximas gerações.

Curso de renovação sobre como deixar um legado apostólico fecundo e duradouro às próximas gerações.

O curso foi ministrado por María del Rosario Alfaro, formada em Ciências da Família, Patricia Espinosa, Doutora em Psiquiatria, Pe. Manuel Aromir, LC, Pe. Eduardo Robles Gil, LC, Carmen Rodríguez e Miriam de la Garza, Consagradas do Regnum Christi e Francisco Santoscoy, médico. O pe. Manuel Aromir, LC, também foi o capelão durante o curso e pregou o retiro de fim de ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here