Começou, nessa quarta-feira (29), o encontro entre os comitês geral do Regnum Christi e o territorial do Brasil, na sede da direção territorial, em São Paulo, presidido pelo Pe. Eduardo Robles Gil, LC., diretor do RC e da Legião de Cristo.

A visita do comitê geral ao território ajuda a ter uma visão mais clara da realidade para compreender as necessidades do movimento como um todo. Além disso, o governo geral busca conhecer as realidades nos diversos territórios para servir melhor a elas, principalmente no contexto atual do movimento em seu processo de renovação. Além das reuniões, que irão até sexta-feira (31), o encontro também tem proporcionado momentos de partilha e convivência, adoração e missa entre os participantes.

Primeiro dia

O dia começou com uma palestra introdutória do comitê geral falando sobre os objetivos da visita e os desafios que constatam para o movimento. Para Glória Rodriguez, diretora geral das consagradas, a visita ao território “ajuda a entender para aonde o movimento se dirige e saber quais são os projetos (do território) auxilia o governo geral a corresponder de acordo com a realidade do território e caminhar com a mesma visão. Nos dá muito ânimo ver como o Regnum Christi vai caminhando”, disse.

Ainda na manhã, houve uma sessão sobre governabilidade e o funcionamento do comitê territorial do Brasil, na qual  o Pe. Fábio Guedes, LC., secretário do comitê,  apresentou quem compõe o comitê e como são divididas as funções dentro do território. Em seguida, o Pe. Cleomar Ferronato, LC., fez uma apresentação do balanço estratégico do território e o seguimento desde o 2013 até o presente, momento em que Pe. Eduardo Robles, LC., valorizou o que foi mencionado sobre o tema do ardor vocacional.

O diretor territorial também falou sobre a comunhão que há crescido entre os ramos: consagradas, legionários e leigos, “tanto na vida do dia a dia como no apostolado e na vida das sessões”.

Durante as reuniões da tarde, os temas foram a consolidação e sustentabilidade do território, consolidação entendida a nível institucional e não como recorte de pessoal e a sustentabilidade a nível de recursos humanos e econômicos.

Ao final da sessão sobre da consolidação e sustentabilidade, iniciada pelo Pe. Cleomar e concluída com o Pe. Esteban Zamudio, LC., administrador territorial, e a consagrada Guille Franco, secetaria das consagradas, o Pe. Juan Sabadell, LC., administrador geral, felicitou o território pelos objetivos alcançados e o Pe, Eduardo acrescentou e agradeceu pela “transparência e clareza nos dados na qual o governo tem administrado o território”.

Participantes

Além do Pe. Eduardo Robles Gil, LC, estão presentes o diretor geral dos leigos consagrados, Jorge Lopez, a diretora geral das consagradas, Glória Rodriguez. Por parte do comitê geral, participam: Viviana Limón, Pe. Juan Sabadell, LC. e Pe. Andreas Schoggl, LC.

Do comitê territorial, participam, além do Pe. Cleomar, Pe. José Laboy, LC., Pe. André Delvaux, LC., Pe. Fábio Guedes, LC., e Pe. Esteban Zamudio, LC.; Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, Elisa Ruiz, Luisa Almeida; e os leigos Claudia Pirri e Luiz Flávio Azevedo.

Também estão presentes: Pe. Esaul Toscano, LC. (conselheiro e diretor do Colégio Everest de Curitiba), e a consagrada Debora Melo, conselheira territorial.

Reuniões entre ramos

No dia 28, o Pe. Eduardo Robles Gil, LC., diretor do Regnum Christi e dos Legionários de Cristo e Gloria Rodríguez, diretora das consagradas, se reuniram com os governos territoriais dos respectivos ramos! Um momento importante para conhecer as realidades do movimento no Brasil e a missão deles dentro de sua vocação.

Confira mais fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here