Solenidade de Cristo Rei – Carta do Colégio Diretivo Geral aos membros do Regnum Christi

0
2252

Roma, 24 de novembro de 2019.

Solenidade de Cristo Rei

Aos membros do Regnum Christi

Estimados em Jesus Cristo,

Neste período de nossa história em que, pela primeira vez, desde a entrada em vigor dos Estatutos da Federação Regnum Christi, vamos celebrar a solenidade de Cristo Rei,  saudamos a vocês e suas famílias e damos graças a Deus pelo dom da sua vida e apostolado no Regnum Christi, onde buscamos ser «testemunhas do amor de Jesus Cristo pela união e caridade entre nós» (EFRC cap.2 art 1- 6).

O evangelho do dia (Lc 23, 35-43) apresenta a Nosso Senhor crucificado e explica o motivo da sentença: Jesus afirma ser «O Rei dos judeus». Vemos uma multidão que se burla dele, e o bom ladrão que, reconhecendo a divindade de Cristo e pedindo para ser admitido em seu Reino, encontra a salvação e se faz apóstolo com o testemunho de sua fé. Nessa passagem descobrimos o grande amor de Cristo que busca e salva a todo aquele que está disposto a acolhê-lo.

Para nós, particularmente, é um convite a colocar nosso olhar no mais importante de nossa vida e missão: a chamada pessoal de Deus a cada um de nós, e a toda a família espiritual, para apresentar o mistério de Cristo Apóstolo «que sai ao encontro das pessoas, lhes revela o amor do seu coração, as reúne e as forma como apóstolos, líderes cristãos, as envia e acompanha para que colaborem na evangelização dos homens e da sociedade» (EFRC cap.2 art 1- 8).

De fato, todo o Evangelho está cheio de encontros profundos e transformadores entre Deus e o homem. Por isso, temos de mergulhar continuamente na Palavra de Deus para encontrar-nos com Cristo vivo que nos chama a experimentar seu amor pessoal, e nos envia para compartilhar esta experiência acompanhando-nos todos os dias até o final de nossas vidas.

O contato assíduo com a Palavra de Deus nos faz achar mais simples todos os acontecimentos da própria vida à luz do mistério de Cristo Apóstolo. De fato, cremos que este período de nossa história é um momento oportuno para redescobrir, com renovada alegria e gratidão, como Deus saiu a nosso encontro também através de tantas situações, circunstâncias, homens e mulheres que Ele utilizou para conhecermos o seu amor e reunir-nos em sua Igreja e no Regnum Christi.

Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que nossa espiritualidade nasce da experiência do amor de Cristo e que «buscamos responder a nosso Amigo e Senhor com um amor pessoal, real, apaixonado e fiel» (EFRC cap.2 art 1-12), revestindo-nos Dele «em nosso coração e em nossas obras, para que reine em nossas vidas» (EFRC cap.2 art.1-13§1). Portanto, a solenidade de Cristo Rei é uma grande oportunidade para renovar nosso desejo e compromisso de permitir que Cristo viva em nós (cf. Gal 2, 20), para que Ele atualize o mistério de sua vida em nossa vida, e para que em nós e através de nós, saia ao encontro de muitas pessoas, diga-lhes quanto as ama, convoque-as, forme-as como apóstolos e também as lance a evangelizar, de tal forma que «Ele reine no coração de todos os homens e aa sociedade» (EFRC cap.2 art 1-13§2).

Todos os membros do Regnum Christi «compartilhamos uma espiritualidade e missão comum, que cada um vive segundo a própria identidade e vocação específica» (EFRC cap.2 art 1- 6). O sentido de pertencer ao Regnum Christi – que os fiéis laicos selam mediante sua associação, e os legionários, consagradas e leigos consagrados através da profissão de seus votos – consiste, como diz o Regulamento dos  fiéis associados, em acolher conscientemente a vocação batismal à santidade e ao apostolado (cf. RFA 16) e em colocar-se a caminho pela via que Deus, em seu amor infinito e providente, pensou para cada um de nós. Deste modo, crescemos na amizade com Cristo; vivemos as virtudes evangélicas de pobreza, obediência filial e pureza em pensamentos e ações; realizamos os deveres próprios de cada estado de vida com amor; oferecemos nossos talentos para colaborar na missão do Regnum Christi ao serviço da Igreja etc. (cf. RFA 17).

Para seguir vivendo a fundo este mistério de Cristo Apóstolo no mundo, no dia de Cristo Rei, todos juntos renovaremos por devoção nossos compromissos no Regnum Christi usando o texto do novo rito. Na celebração eucarística também podem ser usadas as orações dos fiéis baseadas nos Estatutos.

Para sua leitura e meditação pessoal e para a reflexão em equipe ou em comunidade, lhes oferecemos a publicação dos seguintes recursos: um documento e um vídeo infográfico animado sobre A identidade do Regnum Christi segundo os Estatutos e um vídeo intitulado Vive o mistério. Estes materiais são parte de uma iniciativa mais ampla para aprofundar na identidade do Regnum Christi segundo os Estatutos, como complemento ao que já se está produzindo em vários territórios. Foram preparados pela área de vida e missão da Direção Geral, com a colaboração de membros das distintas vocações do Regnum Christi e de todos os territórios. Esperamos que sejam de grande ajuda para crescer no conhecimento e na vivência de nosso carisma.

Despedimo-nos de vocês assegurando-lhes nossa oração e pedindo-lhes as suas pelo Capítulo Geral e Assembleias Gerais que ocorrerão no início de 2020!

Eduardo Robles-Gil, L.C.    Gloria Rodríguez Díaz    Dr. Jorge López González

Colégio Diretivo Geral

_______________

Clique aqui para acessar a carta na íntegra, em espanhol

Clique aqui para acessar os Estatutos da Federação Regnum Christi e o Regulamento dos Fiéis associados em português.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here