Vem aí o primeiro Congresso Online de Patrística com a participação de membros do RC

0
4493

Dos dias 27 a 31 de julho, o Centro de Estudos Renovação no Espírito – CERNE, em parceria com o Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, o Instituto São Boaventura e a Diocese de Santo Amaro, oferecerá o Primeiro Congresso de Patrística Online, com tema: “Cercados por semelhante nuvem de testemunhas… Com o olhar fixo no autor e consumador da nossa fé: Jesus.” (cf. Hb 12, 1 – 2).

O congresso contará com mais de quarenta conferencistas de diversas partes do mundo. Para se inscrever e saber mais informações, acesse o site: www.congressodepatristica.com.br 

Os padres da Igreja 

Patrística significa: filosofia cristã formulada pelos padres da Igreja nos primeiros cinco séculos de nossa era, buscando combater a descrença e o paganismo por meio de uma apologética da nova religião, calcando-se frequentemente em argumentos e conceitos procedentes da filosofia grega. Os Padres da Igreja – são grandes cristãos dos primeiros séculos da Igreja que se distinguem por seus ensinamentos e cuja autoridade possui grande peso para o Magistério da Igreja.

Diante disso, os pregadores do Congresso nos colocarão em contato com “a fé de nosso pais”, a fim de, ao fazermos memória, reafirmarmos a nossa identidade Cristã no meio de um mundo que padece por falta do conhecimento de Cristo, reafirmando a nossa adesão incondicional ao Magistério da Igreja, que custodia e transmite a revelação contida no depósito da fé.

Entre os conferencistas estão: Dom Fernando Figueiredo, OFM (Bispo Emérito de Santo Amaro e Doutor em Patrologia), Dom José Francisco Falcão de Barros (Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar e Doutor em Direito Canônico), Dr. Ralph Martin (Presidente do Renewal Ministries e Doutor em Espiritualidade da Igreja), Dr. Salvatore Martinez (Presidente do Rinnovamento nello Spirito Santo), Mike Aquilina (Expert em estudos patrísticos e apresentador da EWTN), Dra. Sally Shelton (Doutora em Sagrada Escritura pela Oral Roberts University), Diácono Eddie Ensley (Doutor em Teologia pela Loyola University em Nova Orleans), Pe. Dr. Bruno do Espírito Santo, LC (Doutor em Patrística pela Instituto Patrístico Agostiniano de Roma), Prof. Felipe Aquino (conhecido apologista e apresentador da Canção Nova) e muitos outros, abordando os mais diversos temas da fé a partir dos Padres da Igreja.

11 Legionários de Cristo, duas Consagradas do Regnum Christi e um leigo do Regnum Christi também participarão do Congresso como conferencistas. 

Sobre o Congresso

Embora todos os conferencistas sejam de altíssimo nível acadêmico, o CERNE se preocupou em gerar um conteúdo que pudesse atender não somente àqueles acostumados ao estudo sistemático do assunto, mas também aos demais homens e mulheres de fé que, embora não estejam na vida acadêmica, desejam crescer em conhecimento e precisam receber os conceitos introdutórios e básicos, antes de adentrar nos demais temas da patrística.

Esta foi a preocupação de Dom Fernando Figueiredo, do Prof. Felipe Aquino, de Lázaro Praxedes, de Carlos Martins Nabeto e do Norte-Americano Mike Aquilina. Eles abordarão a necessidade de uma maior capacitação formativa para o desempenho dos apostolados na Igreja e lançarão a visão geral a respeito dos Padres da Igreja, bem como do desenvolvimento da fé nos primeiros séculos do Cristianismo.

Como o Centro de Estudos Renovação no Espírito busca oferecer formação Teológica e Filosófica sob a chave interpretativa da experiência de “novo pentecostes” que tocou as diversas tradições cristãs nos séculos XX e XXI, esforçando-se por situá-la no patrimônio bimilenar da tradição católica, diversos temas abordarão a Pessoa, a Missão, os Dons e os Frutos da Espírito Santo na perspectiva dos Padres da Igreja.

As palestras serão disponibilizadas na manhã de cada dia e ficarão disponíveis até o envio das palestras do dia seguinte. A programação completa pode ser acessada aqui! 

Conheça os palestrantes do Regnum Christi que estarão presentes no Congresso e os temas de suas conferências: 

Segunda-feira, 27 de Julho

Os carismas na Igreja e a crise montanista – Pe. Bruno do Espírito Santo, L.C.

A Traditio Apostolica ontem e hoje – Pe. Alexandre Nunes, L.C.

O primado romano nos quatro primeiros séculos – Pe. Bruno do Espírito Santo, L.C.

Terça-feira, 28 de Julho

A carta a Diogneto – Pe. Mairon Gavlik Mendes, L.C.

O celibato do clero na época patrística – Pe. Bruno do Espírito Santo, L.C.

O Prognosticum Futuri Saeculi de São Juliano de Toledo e a sua teologia – Pe. José Enrique Oyarzún, L.C.

Quarta-feira, 29 de Julho

Os Padres da Igreja e o combate contra o poder das trevas – Pe. Pedro Barajón, L.C.

O mistério pascal nas homilias sobre os Evangelhos de São Gregório Magno – Pe. Antônio Lemos, L.C.

Os Padres da Igreja na teologia do século XX: o caso de H.U. von Balthasar – Ir. Christian José Ivandic, L.C.

Discernimento e a Escuta do Coração segundo os Padres e as Madres do Deserto – Profa. Kate O’Connor, Consagrada do Regnum Christi

Quinta-feira, 30 de Julho

O desenvolvimento da doutrina trinitária: das Escrituras aos primeiros concílios – Ir. Anthony Queirós, L.C.

A contribuição da Patrística para a interpretação das Escrituras – Prof.a. Adriana Guimarães, Consagrada do Regnum Christi

A Sagrada Tradição na obra sobre o Espírito Santo em São Basílio Magno – Pe. Antônio Lemos, L.C.

Eucaristia e o Batismo na Didaquê dos doze apóstolos: Primeiro manual da liturgia cristã – Pe.João Petroski L.C.

Sexta-feira, 31 de Julho  

A processão do Espírito Santo nas obras dos Padres do Oriente e do Ocidente – Dr. Rafael Vitola Brodbeck, membro leigo do Regnum Christi

Boécio (480-525) e a convergência entre a Patrística e a Escolástica – Ir. Adrian Lawrence, L.C.

A falsa gnose e a refutação de Irineu de Lião no seu Adversus Haeresis – Pe. Cassio Barros L.C.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here