Alertamos 5 atitudes que cada cristão deve ter bem presente ante as atuais e tão difundidas manifestações supersticiosas, ante a magia e o satanismo:
1. Não buscar nunca o sensacional e evitar, seja a estulta credulidade que vê intervenções diabólicas em qualquer anomalia ou dificuldade, seja o racionalismo que exclui a priori qualquer forma de ação maligna no mundo.
2. Vigiar os livros programas televisivos, informações dos meios de comunicação social que, buscando o lucro, exploram o difundido interesse por fenômenos insólitos ou insanos.
3. Não acudir jamais a pessoas que praticam a magia ou se professam detentores de poderes ocultos ou médiuns, ou presumem ter recebido poderes especiais.
4. Conhecer a linguagem pela Sagrada Escritura e pela Igreja e ter uma atitude correta sobre a presença e a ação de Satanás no mundo.
5. Recordar que a superstição, a magia e, com mais razão, o satanismo são contrários à dignidade e à racionalidade do ser humano e à fé em Deus Pai Onipotente e em Jesus Cristo Nosso Salvador.