“Senhor, estou aqui” Emissão de votos temporários de Daniel Bizzo, Leigo Consagrado do Regnum Christi

0
5624

No domingo, 9 de agosto de 2020, foi celebrada a missa de emissão de votos temporários de Daniel Bizzo Brandt, jovem de Brasília, como Leigo Consagrado do Regnum Christi, no Centro Cultural Interamericano (CCI) de Tlalpan. A celebração foi presidida pelo Pe. Alberto Simán, LC, Diretor Territorial do Legionários de Cristo no México e na América Central. Daniel é atualmente, o único Leigo Consagrado brasileiro do Regnum Christi.

Nascido em 1987, no Brasil, Daniel é da seção de jovens de Brasília e foi colaborador do Regnum Christi entre 2017-2018, na Cidade do México, onde conheceu e conviveu com alguns leigos consagrados do Regnum Christi, encontrando neles, um apelo particular a uma vida de plena dedicação aos outros, através da vocação consagrada.

Durante a homilia, o padre Alberto Simán, LC, falou sobre as formas como Deus chama seus discípulos para servi-Lo: “Você, como Elias, cobriu literalmente o rosto e saiu da gruta ao encontro de Deus. Provavelmente, Elias estava com medo, mas saiu da gruta ao encontro de Deus, como você, que hoje diz “estou aqui” diante de todos nós e de quem te vê de fora, talvez com dificuldades, talvez com medo também; no entanto, como Elias, você cobre o rosto, mas sai da gruta para encontrar Deus e pode dizer, com segurança, ‘Eu quero, estou aqui’”.

Ele também convidou Daniel a sempre ter em mente três atitudes que se manifestam ao longo das Escrituras. A primeira é a confiança; a segunda é a petição; e, a terceira, é a ação. “Antes de tudo, Pedro confia, confia na fé, crê em Jesus e confia Nele, atitude primeira que está na base de tudo o que fazemos e de tudo o que somos. Como consagrados, como cristãos e, de modo particular, como membros do Regnum Christi,  devemos confiar muito na ação de Deus”.

Sobre a segunda atitude, refletiu: “Pedro pergunta, Pedro implora:« Envia-me para andar contigo sobre as águas ». Pedro é ousado na fé e pede, implora”.

Por fim, explicou sobre a terceira atitude: “Pedro atua. Ele não fica sentado de braços cruzados esperando a tempestade acalmar. Sai do barco e anda sobre as águas turvas e agitadas. Sim, Pedro desce do barco, como Elias sai da gruta e caminha sobre as águas e é essa a ação que hoje vemos em ti, Daniel: você desceu do barco e começa a andar em águas turvas, com insegurança, medo do que vai acontecer, mas nas mãos de Deus, como Pedro”.

José Mateos, Diretor Territorial Leigos Consagrados do Regnum Christi no México, dirigiu algumas palavras aos presentes agradecendo a Deus e aos pais de Daniel, Fernando e Patrícia, bem como às pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo on-line, devido à pandemia.

“Quero agradecer em particular a Daniel Bizzo, porque ele confiou em um momento em que não é fácil confiar, diante de todos os elementos externos, em algo tão incerto. E ter tanta confiança em um chamado interior, em uma promessa de Deus, que muitas vezes, não se concretiza; e ainda continuar confiando. E agradeço-lhe como ele o faz: com muita alegria e com muita fé”.

Ele continuou. “Diante de nós temos um Cristo de braços abertos, há uma Virgem de braços abertos e acredito que a atitude de viver o que você começa hoje é essa: de braços abertos. Cristo tem os braços abertos em sinal de proteção, de bênção; e Maria os abre em sinal de receptividade e, nesse aspecto, Maria nos ensina muito: ter a confiança de que é Ele quem tudo faz, que devemos nos abrir à graça de Deus e deixar que Ele construa a sua vida consagrada”.

Ao final da celebração, Daniel compartilhou como se sentia: “Fiquei muito feliz quando descobri que Deus estava me chamando para essa vocação, até o momento de me  ajoelhar e fazer minha consagração e dizer ‘Senhor, é por você, vamos viver uma vida agora”,  disse o jovem, que fez seus votos temporários por três anos como Leigo Consagrado na família Regnum Christi. Após esse período, ele renova os votos, até fazê-los de forma definitiva.

Leigos Consagrados

Os Leigos Consagrados do Regnum Christi são homens que, respondendo ao um chamado de Deus, entregam sua vida inteira ao serviço da Igreja e assumem os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Aspiram transformar as realidades temporais e fazer presente o Reino de Cristo por meio de seu testemunho de vida e sua plena disponibilidade, aportando sua formação integral, competência profissional e a alegria da fé.

Emissão de votos temporais - Daniel Bizzo
Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Veja mais fotos sobre a Missa de Emissão de Votos Temporários do Leigo Consagrado do Regnum Christi, Daniel Bizzo:

Saiba mais:

https://regnumchristi.com.br/jovem-de-brasilia-inicia-formacao-para-leigo-consagrado-do-regnum-christi-no-mexico/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here