À luz da Convenção Geral, Plenária do RC reflete na importância do acompanhamento e da pastoral de matrimônio e família como parte da missão evangelizadora do RC no Brasil 

0
167
Em breve, um comunicado mais detalhado será divulgado com ações concretas sobre esses temas para orientar e iluminar o trabalho evangelizador do Regnum Christi no Brasil
 

Entre os dias 7 e 8 de setembro, os membros da Plenária Territorial do Regnum Christi: leigos, consagradas, consagrado e padres, estiveram reunidos na Direção Territorial dos Legionários de Cristo, em São Paulo. A Plenária Territorial é um órgão de assistência para o Colégio Diretivo que auxilia nas ações que envolvem a Missão Comum do Regnum Christi no Brasil.

No início da reunião, os novos membros leigos que participam do Colégio Diretivo Territorial –  Jerusa Slomp e Felipe Comparim – e da Plenária Territorial – Murilo Moraes e Adriana Seidel foram apresentados.

Em seguida, o trabalho se concentrou em seguir a reflexão iniciada em junho, à luz do Comunicado da Convenção Geral.

Os dois temas que já haviam sido destacadas como uma das prioridades a serem trabalhadas na primeira sessão da plenária foram ratificados: a importância de fomentar uma cultura de acompanhamento no âmbito pessoal e de fortalecer a pastoral de matrimônio e família. Em breve, um comunicado será divulgado com ações mais concretas que orientem e iluminem o trabalho evangelizar do Regnum Christi no Brasil.

As reuniões da Plenária Territorial se alternaram com momentos de adoração, partilha e reflexões por grupos e contaram com a presença de Oscar Marroquin, consultor da Direção Geral dos Legionários de Cristo, que atuou moderador.

Agora, o Colégio Diretivo Territorial irá trabalhar na elaboração do planejamento estratégico do RC Brasil para os próximos dois anos, dando andamento ao trabalho que já vem sendo feito no território.

“Estamos aqui para que Cristo nos leve aonde Ele quiser”

Na homilia da missa de conclusão da Plenária Territorial, no domingo (8), o Pe. André Delvaux, LC, fez uma analogia do evangelho com a plenária, citando Bento XVI, disse: “Se pudéssemos sintetizar toda a missão de Jesus Cristo em uma só palavra, essa palavra seria “éfeta”, que significa “abre-te”. Uma cura, um encontro. A experiência do surdo e mudo traduz o “pessoa a pessoa” de Cristo com cada um. Há um encontro pessoal com cada um”.

Ele complementou: “Estamos aqui, como RC, para Cristo nos levar para aonde Ele quiser. Para que, ao ouvir Sua palavra, possamos compartilhá-la com os demais. Estamos aqui para a eternidade. Que possamos receber Jesus e compartilhá-Lo com os outros. É no silencio da Eucaristia que Deus fala o que precisamos comunicar para os outros”, completou. Acesse a homilia completa aqui.

Confira o testemunho de alguns participantes da Plenária Territorial

Pe. Bruno do Espírito Santo, LC: “Agradeço a todos pela presença e participação. Diante dos desafios do Regnum Christi e das dificuldades que encontramos, não devemos nos desanimar. Temos, de certa forma, que “relativizar” a nossa capacidade e função como plenária, pois o RC acontece na base, nas equipes, nas seções. É lá que nós devemos levar esse espírito de comunhão e trabalho apostólico”
Pe. Oswaldo Verdín, LC: “Essas reuniões nos enriquecem e nos convidam a nos abrir às inspirações do Espirito Santo”

Murilo Moraes: “É sempre muito bom estar em família, tudo só tem sentido a partir desse amor de Cristo que nos urge e nos impele”

Camila Melo: “Saio dessa reunião com esperança e ânimo renovado. Agradeço aos leigos que sempre nos apoiam e às consagradas, aos padres, ao Nacho. O RC é um tesouro para a igreja. Precisamos organizar esse tesouro para cada vez mais encontrar as especificidades do nosso carisma e fazer o que é próprio do nosso dom”

Adriana Seidel: “Me sinto indigna de estar aqui, mas Deus nos chama e temos uma missão. O coração de Jesus pulsa de alegria por nós”

Jerusa Slomp: “Agradeço muito a todos. Todo membro do RC tem um chamado a acompanhar. Todos nós podemos e devemos acompanhar. Não podemos subestimar o carisma”

Pedro Kropf: “Quero agradecer a paciência comigo nestes anos. Sou muito agradecido por ter feito parte desse trabalho, dessa equipe”

Felipe Comparim: “Esses encontros me motivam a voltar para a localidade e levar isso a todos. Sabemos o que precisa ser feito”

Pe Alejandro Fuentes, LC: “Quero levar essas reflexões aos legionários de Cristo, que é o meu papel. O Espírito Santo fala entre nós e em nossas comunidades”

Sandra Vargas: “Que sejamos instrumentos da graça, cada um a seu estilo”

Nacho Vivar: “Agradeço a todos por esses dias. Que todos nos deixemos acompanhar por Deus. Ele nos escolheu para compartilhar um carisma que é Dele e temos que transmiti-lo com fidelidade”

Victor Martins: “Quero agradecer a paciência e a misericórdia de vocês. Temos um desejo verdadeiro de levar o Reino de Cristo a cada uma das pessoas”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here