“Caminhem com confiança, sabendo que a Igreja os ajudará quando necessitarem”, afirmou o monsenhor José Rodríguez Carballo, O.F.M., arcebispo titular de Belcastro e secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, que presidiu a Missa de início da Assembleia Geral Extraordinária do Regnum Christi, na Basília de Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir em Roma, Itália, no dia 09 de abril.
Com a participação de 91 delegados da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Itália, México, El Salvador, Espanha, EUA, Filipinas, França e Venezuela, a Assembleia Geral Extraordinária do Regnum Christi busca discernir e aprovar a configuração jurídica do movimento como um todo.
As atividades começaram com a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Carballo, que durante a homilia, fez referência à Solenidade da Anunciação, através das palavras de Maria ao anjo: “Aqui estou”. “A encarnação está motivada pelo amor incondicional de Deus ao homem. Deus buscou uma casa e a encontrou em Maria”, disse. Convidou os presentes a viver uma fé incondicional que admite perguntas, mas que ao final, se curva diante da imensidade do mistério de Deus.
A segunda reflexão centrou no discernimento. Exortou aos delegados a discernir a luz das grandes referências: o Evangelho e os símbolos dos tempos. “O Evangelho é a regra suprema de todos os consagrados”, disse, citando Papa Francisco. E acrescentou: “As regras supremas de cada instituto devem fundar-se aí. O Evangelho não é uma ideologia porque Jesus não é uma ideia. O Evangelho é uma forma de vida, porque Jesus é uma pessoa”. Referindo-se aos sinais dos tempos, comentou: “Vivemos não em uma época de mudanças, mas uma mudança de época […] É um momento que eu considero de graça. Ler os sinais dos tempos nos obriga a estar despertos”. Logo afirmou: “Queridos irmãos, nesta Assembleia devemos nos perguntar, o que pede o Senhor nesse momento? Não o que pediu há cinquenta anos, não daqui cinquenta anos. Agora. O passado já não é mais nosso, o futuro não sabemos se será nosso. É aqui e agora onde nos pede fidelidade criativa […] O carisma é algo atual, itinerante, porque do contrário, não responderia aos sinais dos tempos. Nosso Deus é o Deus da história e nossa fé tem que ser histórica”.
Você pode ler a homilia completa, em espanhol, aqui.
Durante o dia, Pe. Sylvester Heerman, L.C., fez um resumo sobre o processo de renovação que estamos vivendo dentro do Regnum Christi, destacando a companhia e o acompanhamento da Igreja. Os delegados tiveram um momento de convívio e interação com as seções do dia, nas quais revisaram as conclusões do Capítulo Geral Extraordinário da Legião de Cristo e da Assembleia Geral Extraordinária das consagradas, assim como o comunicados dos leigos consagrados aos delegados da Assembleia Geral. Tiveram momentos de oração e de comunhão entre as seções no primeiro dia.
O segundo dia de atividades se deu início com a apresentação do informativo do Pe. Gianfranco Ghirlanda, S.J., a todos os delegados, onde explicou o caminho traçado no processo de revisão dos estatutos do Regnum Christi. Os delegados tiveram a oportunidade de perguntar sobre as implicações da figura canônica exposta no rascunho do estatuto e o papel dos leigos dentro do Movimento. Refletiram sobre estes pontos e aproveitaram para falar sobre questões da federação proposta.
Em 2010, o Pe. Ghirlanda foi nomeado conselheiro pessoal do Delegado Pontifico para a Legião de Cristo, Card. Velasio de Paolis. Em 2012, o Delegado Pontifico lhe delegou o governo dos leigos consagrados do Regnum Christi. Participou como presidente da Assembleia Geral dos leigos consagrados do Regnum Christi (em novembro de 2013) e como vice-presidente do Capítulo Geral Extraordinário da Legião de Cristo (janeiro e fevereiro de 2014). Em 19 de março de 2014, Pe. Eduardo Robles-Gil, L.C., o nomeou consultor da Comissão para a revisão do Estatuto do Movimento Rengnum Christi.
Durante a seguinte seção, se reuniram por territórios os delegados de Brasil, Chile, Espanha, Europa, Itália, México e América Central, América do Norte e Venezuela, para refletir sobre os pontos que deveriam ser tratados agora. Depois do almoço, houve um momento de adoração ao Santíssimo. De tarde, se reuniram os 30 delegados seculares dos diversos países para refletir sobre três pontos concretos: O significado de ser membro do Regnum Christi para sua vida, sua vocação de membro leigo não consagrado nos últimos anos e o papel dos seculares na federação.
Cada leigo participou reforçou a importância do Regnum Christi na vida de cada um como um instrumento real para aproximação de Deus. Para concluir a jornada desse segundo dia, os delegados acompanharam a missa de corpo presente do Ir. Anthony Freeman, L.C., celebrada por Pe. Eduardo Robles-Gil, L.C., na capela do Colégio Internacional dos Legionários de Cristo em Roma.
O terceiro dia começou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Gianfranco Ghirlanda, consultor da Comissão para a revisão do Estatuto do Movimento Regnum Christi, “Estamos sendo chamados a um discernimento todos juntos”, refletiu. “Peçamos todos que o Espírito Santo nos guie onde Ele quiser e que Ele queira, para fazer a vontade de Deus, que é a única coisa importante em nossa vida”, concluiu.
Depois, iniciaram as seções de trabalho com exposições de reflexões do dia anterior e depois, os delegados se reuniram em oito equipes compostas por uma variedade de membros de diversos países e idades com o objetivo de ter uma visão mais clara sobre os pontos que revisaram o rascunho enquanto a identidade do Regnum Christi. “Foram reuniões muito satisfatórias onde prevaleceu a confiança, a comunhão e o diálogo”, comentou Irene Alemany, consagrada do Regnum Christi. “Aprofundamos sobre vários temas onde pudemos debater sobre pontos de vista diversos, o importante é que pudemos ter a clareza nas semelhanças e diferenças”, disse Karl-Olaf Bergmann, delegado da Alemanha.
Depois continuaram as seções plenárias onde os delegados revisaram e votaram alguns números do segundo rascunho do estatuto geral, publicado em 27 de fevereiro deste ano referentes a identidade.
No quarto dia, os delegados continuaram com os comentários, reflexão e votação dos números do rascunho dos Estatutos do RC e também se reuniram por equipes para dar continuidade ao processo.
Os números revisados foram sobre o fim, a missão, as linhas fundamentais da espiritualidade, vida espiritual e caminho e santificação e princípios de vida apostólica.
A noite, os membros participaram da Hora Eucarística na Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir e tiveram a oportunidade de contar com momentos de oração e intimidade com Cristo.
Sobre a Assembleia Geral Extraordinária do RC:
A finalidade de Assembleia é discernir e aprovar a configuração jurídica do Regnum Christi como um todo, para ser apresentada a Santa Sé e ser aprovada.
Para mais informações, acesse: www.rcstatutes.org
Veja as fotos da Assembleia, aquí.