Regnum Christi Brasília realiza curso de Introdução à Bíblia

0
342

De 13 a 15 de setembro aconteceu o Curso “A história do povo de Israel – uma introdução à Bíblia”, em Brasília/DF, que reuniu cerca de 45 participantes, além de padres legionários e consagradas da localidade. Com o objetivo de oferecer uma leitura abrangente do Antigo Testamento à luz do Novo Testamento, o curso introduziu os principais acontecimentos e personagens do Povo de Israel e como eles prepararam a vinda de Jesus.

O curso foi dirigido pelo Pe. Antônio Lemos, LC, quem atualmente faz doutorado em Teologia Moral no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, e colabora como docente no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra/SP, destinado à formação de seminaristas diocesanos.

A atividade iniciou na sexta-feira (13) com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Antonio Lemos, LC. Durante a homilia o Diácono Angelo Senchuke, LC pediu aos participantes que aproveitassem esses dias como um meio de trazer a Palavra às suas vidas; a não obter um mero conhecimento intelectual, mas assimilar a Escritura com o coração. Logo após um momento de confraternização, teve-se a palestra introdutória ao curso.

No sábado (14), a jornada iniciou com a Santa Missa e estendeu-se durante todo o dia com um estudo sobre a história por trás dos livros do Pentateuco e dos livros históricos. Já no domingo (15), a atenção caiu sobre os livros proféticos, frisando os motivos da queda dos reinos, o exílio e o sofrimento do povo de Israel.

A conclusão do curso foi celebrada com a Santa Missa, na qual outros membros da localidade de Brasília estiveram presentes, para juntos celebrar e agradecer o dom da Federação Regnum Christi. A Celebração foi presidida peloPe. Oswaldo Verdín, LC, diretor da seção de adultos.

Resposta às necessidades da formação para evangelizar 

Cristoffer Albieri, membro da seção de senhores foi um dos organizadores do evento explica o porquê da iniciativa do curso: “Foi uma resposta à necessidade que temos de formação para evangelizar no mundo e traz o sentido do aspecto formativo do Regnum Christi. A ideia de trazer o curso para Brasília era aprofundar na Sagrada Escritura e no Antigo Testamento, que se transforma para nós em chave de leitura do Novo Testamento. Como católicos, não podemos descuidar esse ponto de continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento. Esse fim de semana marcou também o início de um novo apostolado do Regnum Christi, uma nova ideia, um novo modo de ver as formações, buscando um contato mais profundo com o espírito, mística e missão do Regnum Christi”, ressaltou.

Pe. Antonio Lemos, LC, que dirigiu a formação, comentou que o curso foi uma oportunidade de conhecer e meditar a Palavra de Deus. “Fiquei muito edificado com o interesse e dedicação de todas as pessoas que participaram do evento e, principalmente, dos organizadores. Não tem melhor investimento do nosso tempo e das nossas energias do que aprofundar na nossa fé”, disse.

Daniella Valentim, membro da seção de senhoritas, compartilhou um dos pontos de importância do tema do curso. “Na história da salvação, entendemos que tudo culmina em Jesus Cristo e reflete sua imagem. Deus foi misericordioso e era capaz de tirar algo bom de algo ruim. Do pecado, Deus tirava a redenção. A história da salvação nos confirma que Deus não desiste de nós e, por isso, nos enviou Jesus Cristo desde toda eternidade”, contou.

Priscila Alvim, membro da seção de senhoras, expressa o que lhe ajudou o curso: “Foi surpreendente, foi uma grata oportunidade de estar em família e aprofundar no conhecimento e interesse pelas Sagradas Escrituras, sai de lá mais motivada a estudar e falar sobre Bíblia, inclusive em nossas equipes de Reino quando fazemos a reflexão evangélica”, lembrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here