[Série 4 Hábitos] 2º passo: Ampliar sua visão de mundo

0
7628
2º passo: Ampliar sua visão de mundo

Texto baseado no livro “4 Hábitos da Alegria Interior” de Pe. Rodrigo Hurtado

A caminhada para a felicidade nos insere em um profundo mistério de configuração da nossa vida à vida de Cristo. O primeiro passo para chegar a essa felicidade é a oração como um relacionamento com Deus que, provavelmente, você já iniciou. A partir de agora você pode partir para o segundo passo que é ampliar sua visão de mundo. Acompanhe aqui e saiba como.

1º Passo: Oração, um relacionamento como qualquer outro

Como ampliar a visão de mundo?

A forma com que enxergamos o mundo faz toda a diferença em nossas escolhas. Ao longo da vida, fomos educados e preparados para enfrentar as dificuldades que o cotidiano nos apresentar. Porém, nem sempre a forma que o enxergamos expressa de fato o que é a realidade que nos circunda. Quando não enxergamos o que está a nossa volta, muito provavelmente já nos encontramos em um certo grau de fechamento em nós mesmos, o que é muito perigoso.

O livro do Padre Rodrigo Hurtado “Os 4 hábitos da alegria interior” nos ajuda a perceber a necessidade de ampliarmos nossa visão de mundo. O autor apresenta a forma que Jesus provocava a visão que as pessoas tinham.

Uma das provações de Jesus é com relação ao homem rico que sendo funcionário público, coletava os impostos do povo e roubava do governo. Quando este homem encontrou-se com Jesus tamanha foi a alegria, a ponto de transformar sua visão de mundo e reconhecer que o que estava fazendo era mal, e comprometeu-se a dar metade dos seus bens aos pobres e restituir aqueles a quem havia defraudado (cf. Lc 19,8). É assim também conosco. Quando encontramos o Mestre, nossos olhos se abrem e somos tomados por uma graça de consciência que nos faz reconhecer quem somos e quem é Deus. Podemos lembrar também da mulher no poço de Jacó que procurava a felicidade em seus maridos, mas que somente Deus poderia lhe dar e assim o fez (cf. Jo 4,7). Há muitos outros personagens bíblicos que provaram da força misericordiosa de Jesus e do poder transformador que ela tem.

E nós, como podemos dar respostas ao nosso interior que, constantemente, busca se posicionar no mundo? Somente com o conhecimento profundo da fé e dos planos de Deus para nós. É importante conhecê-la bem e amá-la. É indispensável aprofundá-la e ajustar a nossa visão de mundo à visão de Deus. E, diante das inúmeras perguntas que fazemos sobre a fé, precisamos buscar as respostas nas palavras de Jesus, no Evangelho, na Tradição da Igreja, e na experiência de muitos cristãos. Vivamos essa graça com Jesus. É Ele quem nos tira do nosso mundo, nos dá a sua visão e implanta em nós o seu Reino. Um mundo com a visão da eternidade, que nos lança aos novos horizontes e nos faz dar aos irmãos o melhor de nós mesmos.

Mas, afinal, qual é a visão de Jesus?

A verdade. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (cf. Jo 14,6) disse o Senhor. A visão do Cristo é sempre a da verdade que conduz para a vida. Tal visão, as vezes, o faz realizar exortações duras ao seu povo, porém Ele o faz porque não quer os ver presos ao relativismo, onde cada um fique pensando de formas diferente das do Pai. Assim Ele também faz conosco. Não é verdade? Não quer que estejamos presos ao relativismo e por isso nos deu a graça da sabedoria como forma de combatê-la. Essa sabedoria, por sua vez, vem enriquecida com a capacidade de aprendermos a tomar decisões, discernindo o que realmente nos convém para não cairmos em mentiras que nos tiram os valores do Evangelho.

A vida é uma escolha: como alcançar a alegria que não passa

Por fim, a visão de Jesus é aquela que revoluciona e abre caminhos novos e inexplorados, levando-nos a melhor versão de nós mesmos. Mas, você não conseguirá a visão de Jesus de um dia para o outro, entretanto, é possível criar o hábito de ler e aprofundar mais a sua fé através dos livros espirituais. Faça a experiência. Leia mais obras de espiritualidade e verás o quanto sua fé e sua visão de mundo irá crescer e amadurecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here