Colégio Diretivo Territorial se reúne em São Paulo – “Uma comunidade de apóstolos que caminha juntos”

0
481

Padres, consagradas e leigos reunidos como família espiritual e corpo apostólico

Com o objetivo de seguir construindo vínculos fraternos através da oração e convívio, os membros do Colégio Diretivo Territorial do Brasil se reuniram entre os dias 22 e 23 de julho, na Direção Territorial dos Legionários de Cristo, em São Paulo. Houve momentos de reflexão e de revisão das linhas estratégicas do território.

O encontro começou no sábado pela manhã, com uma adoração e leitura orante do ensaio “Viva o Mistério”, onde os membros refletiram na missão do Regnum Christi de fazer presente o mistério de Cristo Apóstolo.

Depois, tiveram um momento pessoal, para refletir sobre a missão e o papel da Federação no Brasil e de cada membro que compõe o Colégio Diretivo. Juntos, a equipe também revisou as linhas estratégicas prioritárias (2023 e 2024) para o RC no Brasil.

Pela tarde, os membros foram passear no centro de São Paulo e visitaram o Pateo do Colégio, local onde está o Memorial de São José Anchieta, padre jesuíta conhecido como o “Apóstolo do Brasil” , um dos fundadores da cidade de São Paulo e pioneiros da introdução da fé católica em nosso país –  foi um momento de mística e inspiração para todos.

No domingo, o Colégio Territorial do Brasil se reuniu virtualmente com Viviana Limón, Conselheira Geral das Consagradas e membro da equipe de Vida e Missão do RC, para falar sobre os próximos passos e objetivos da Convenção Territorial do RC que ocorrerá em novembro, na cidade de São Paulo e da Convenção Geral do RC, que acontecerá em Roma, em 2024.

Os diretores territoriais Pe. André Delvaux, LC e Kate O’ Connor também aproveitaram para apresentar o horizonte de um planejamento estratégico de seus ramos para os membros do Colégio Diretivo, com o objetivo de iluminar os trabalhos da Federação no Brasil.

Comunidade orante de Apóstolos

Para Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas do RC no Brasil, a reunião foi importante para estreitar os vínculos entre os membros e seguir dando andamento ao planejamento estratégico do território. “Foi uma oportunidade para rezarmos juntos, através do ensaio ‘Viva o Mistério’ e, também, para conhecer de perto a história de São José de Anchieta, que ilumina o nosso trabalho de evangelização e o discernimento espiritual que envolve a missão do próprio colégio, que é o órgão de governo à serviço da federação no Brasil. Somos uma comunidade orante de apóstolos, em constante discernimento. É bom ver que temos dado passos no Brasil no que tange à estrutura da Federação e ao crescimento da nossa família espiritual, onde percebemos oportunidades nas quais o carisma continua nascendo e se desenvolvendo”, disse.

Ouvir a voz de Deus para colocar em prática Sua vontade

O Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, ressaltou a importância deste momento que viveram juntos para os próximos passos do RC no Brasil.
“Convivemos, refletimos, rezamos. Precisávamos de momentos de qualidade juntos para falar sobre os planos de Deus sobre o Regnum Christi no Brasil. Ele tem grandes planos  neste país. Temos que ouvir sua voz e ter a audácia de colocar em prática sua vontade. Temos que viver a missão com sentido de urgência. Tempo é Reino. Precisamos nos lançar mais à missão de colaborar com a extensão do Reino. E, para isso, o colégio tem a missão de transmitir ânimo, a convicção e a clareza de um caminho a percorrer, para que todos nós possamos ir juntos por esse caminho e, cada um, em sua condição de vida, contribua com os talentos recebidos para o bem das almas e para a glória de Deus”, concluiu.

Integração, mística e reflexão

Victor Martins, um dos leigos do Colégio Diretivo Territorial, também compartilhou como foram esses dias. “Para mim, foi um final de semana de integração, mística e reflexão, onde tivemos a oportunidade de nos conhecer melhor e de aprofundar em temas que, muitas vezes, em nossas reuniões, temos de ser mais breves por questões de tempo. Foi muito agradável e proveitoso”.

O Colégio Diretivo Territorial

Desde 2019, com a aprovação da Federação Regnum Christi pela Santa Sé, o governo do RC ocorre de maneira colegial e, no Brasil, é composto por dois Legionários de Cristo, duas Consagradas do Regnum Christi e dois leigos, com voz e voto consultivo. 

O Colégio Diretivo Territorial do Brasil está composto pelos seguintes membros:

Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo
Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi
Pe. Fábio Guedes, LC, Conselheiro dos Legionários de Cristo
Sandra Vargas, Conselheira Territorial das Consagradas do Regnum Christi

Pedro Kropf, leigo do Regnum Christi 
Victor Martins, leigo do Regnum Christi

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here