Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae: um novo serviço para a Igreja no Brasil

0
1305

O Território do Brasil criou, como um serviço para a Igreja neste país e para o Regnum Christi, o Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae. Ele está unido ao Seminário Maria Mater Ecclesiae, localizado em Itapecerica da Serra/SP, e tem, como principal finalidade, oferecer a formação institucional de Teologia e Filosofia a seminaristas, demais religiosos e também para leigos.

Atualmente, o Seminário Maria Mater Ecclesiae é a obra da Legião de Cristo de maior impacto na evangelização do Brasil e seu principal objetivo é a formação de seminaristas diocesanos. Porém, há alguns anos, foi pensado que a riqueza do grupo de professores que ministra os cursos no Mater poderia ampliar sua ação e, por isso, foi criado o Instituto Teológico, uma obra ligada aos Legionários de Cristo e ao Regnum Christi.

Com a afiliação dos cursos de Filosofia e Teologia ao Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de Roma, o Instituto está habilitado para conferir estas graduações e outras especialidades dentro desses âmbitos a todos que desejem obter uma formação filosófica ou teológica de qualidade. Além da graduação com valor pontifício, o Instituto Maria Mater Ecclesiae tem um convênio com o Centro Universitário Ítalo-Brasileiro que permite a emissão do diploma em Sagrada Teologia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O objetivo é que, a partir de 2021, o Instituto Teológico passe a receber alunos externos que queiram cursar essas modalidades, presencialmente ou de forma on-line, seja em cursos livres, seja como pós-graduação. Além disso, o Instituto poderá apoiar ainda mais, como já o faz, no âmbitos  filosófico, teológico e espiritual de membros de comunidades religiosas e movimentos eclesiais seculares, assim como de catequistas e dirigentes de pastorais.

A direção do Instituto Maria Mater Ecclesiae é composta pelos seguintes sacerdotes Legionários de Cristo:


Pe. Bruno do Espírito Santo, LC: Diretor do Instituto, mestre em Filosofia pelo Ateneu Regina Apostolorum de Roma e doutor em Patrologia pelo Instituto Patrístico Augustinianum de Roma.

 

Pe. José Laboy, LC: Diretor Acadêmico do Instituto, mestre em Filosofia e em Teologia pelo Ateneu Regina Apostolorum de Roma.

 

 


Pe. Cassio Barros, LC: Secretário Geral do Instituto, mestre em Teologia e doutorando em Teologia pelo Ateneu Regina Apostolorum de Roma.

 


Pe. Pierre Salabert, LC: Conselheiro Representante do Seminário, mestre em Teologia pelo Ateneu Regina Apostolorum de Roma e Reitor do Seminário Maria Mater Ecclesiae.

 

Sobre o Seminário Maria Mater Ecclesiae:

Localizado em Itapecerica da Serra/SP, na Diocese de Campo Limpo e, há 20 anos no Brasil, o Seminário Maria Mater Ecclesiae foi fundado pelos Legionários de Cristo e tem o objetivo prioritário de formar seminaristas diocesanos, os quais, a critério do seu bispo, possam no futuro, dedicar-se à tarefa de desempenhar o ministério sacerdotal em suas próprias dioceses. Como resposta às necessidades da Igreja de Cristo, o seminário já ordenou 340 sacerdotes pertencentes a 30 dioceses diferentes do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here