Conheça o novo Governo Geral dos Legionários de Cristo para os próximos seis anos (2020 a 2026)

0
329

Foram eleitos, nessa sexta-feira (7), os padres que farão parte do novo Governo Geral dos Legionários de Cristo nos próximos seis anos (2020 a 2026). Veja o comunicado enviado aos Legionários de Cristo. 

Na última quinta-feira (6), o Capítulo Geral elegeu o americano Pe. John Connor, LC, como o novo Diretor Geral da Congregação.

Conheça quem são os demais integrantes do Governo Geral e as funções dos cargos de cada um deles: 

Diretor Geral: Pe. John Connor, L.C.

Biografia:

John Lane Connor, L.C., nasceu em 15 de fevereiro de 1968 em Severna Park, Maryland, Estados Unidos. Formou-se como administrador de empresas na Universidade de  Loyola,  Maryland (1990). Entrou no Noviciado da Legião de Cristo no dia 15 de setembro de 1991, em Roetgen, Alemanha. De 1994 a 1996, trabalhou como formador no Colégio Everest Monteclaro, em Madri. Emitiu sua profissão perpétua em 1º de maio de 2000 e foi ordenado sacerdote em 2 de janeiro de 2001, em Roma. Desde sua ordenação sacerdotal até 2004,  colaborou no escritório de captação de recursos na costa leste dos Estados Unidos. De 2004 a 2010, foi Coordenador Local de Apostolado na cidade de Nova York e ajudou na fundação e direção do apostolado do Instituto Lumen. De 2009 a 2010, ele foi superior da comunidade apostólica de Nova York. De 2010 a 2011, foi Diretor Territorial de Atlanta. Posteriormente, de 2011 a 2014, colaborou como assistente do apostolado no território norte-americano. Desde 2014,  foi Diretor Territorial da Legião de Cristo e membro do Colégio de Diretrizes Territoriais de Regnum Christi na América do Norte. Em 6 de fevereiro de 2020, foi eleito Diretor Geral da Congregação dos Legionários de Cristo.

O diretor geral tem a responsabilidade de governar a Congregação de forma a proteger sua herança espiritual e cumprir sua missão na Igreja.

Competências:

  1. Promover, com especial dedicação a vida de oração, fervor, bom espírito, formação integral, vida fraterna em comum e perseverança dos membros;
  2. Promover a consolidação, projeção e expansão do apostolado;
  3. Promover o ministério vocacional dos Legionários de Cristo e do Regnum Christi.
  4. Implementar as indicações e diretrizes fornecidas pelo Capítulo Geral;
  5. Assegurar que todos, especialmente diretores territoriais, reitores, superiores e formadores, cumpram suas responsabilidades de acordo com sua própria lei;
  6. Promover a consolidação, expansão e unidade institucional do Regnum Christi e trabalhar em estreita colaboração com seus órgãos competentes em matéria de preservação do espírito, planejamento, apostolado e economia;
  7. Consolidar os ativos estáveis ​​da Congregação, supervisionar a administração de bens e promover uma economia saudável;
  8. Promover uma comunicação institucional conveniente.

Conselho Geral:

O conselho geral colabora com o diretor geral no governo da Congregação. Essa colaboração é expressa, acima de tudo, dando seu consentimento ou opinião, conforme determinado pela lei universal ou por sua própria lei. O conselho geral é composto por seis membros, eleitos pelo Capítulo Geral por um período de seis anos. O conselho cessa quando o mandato do diretor  geral termina. Os diretores podem ser reeleitos por períodos adicionais. O diretor geral pode delegar poderes por um tempo específico ou ad casum aos conselheiros gerais para ajudar no governo da Congregação.

Competências:

O diretor geral deve obter o consentimento ou ouvir a opinião  de seu Conselho em todos os casos estabelecidos pela lei universal ou por sua própria lei. Por lei universal, é necessário o consentimento do conselho geral para que o diretor geral possa:

  1. Erigir, mover ou excluir uma casa do Noviciado;
  2. Conceder a um novato permissão para fazer seu noviciado em outra casa da Congregação;
  3. Conceder a um membro de voto perpétuo permissão para se mudar para outro instituto religioso;
  4. Conceder o indulto de saída a um professo de voto temporário;
  5. Conceder o indulto da exclaustração a um professo de votos perpétuos por um período máximo de três anos;
  6. Pedir à Santa Sé para impor a exclaustração a um professo da Congregação;
  7. Readmitir um novato ou um professo que deixou legitimamente a Congregação.

Primeiro-Conselheiro e Vigário Geral: Pe. Hernán Jiménez, L.C.

Biografia:

Pe. Hernán Jiménez, L.C., nasceu em 6 de janeiro de 1959 em Monterrey, Nuevo León (México). Ingressou na Legião de Cristo em 1976 e fez o noviciado e os estudos de humanidades em Salamanca, Espanha. Em 1978, mudou-se para Roma para começar o  Filosofia na Universidade Gregoriana, formando-se em 1982 . Em 1990, completou seus estudos teológicos no Angelicum e foi ordenado sacerdote em 3 de janeiro de 1991. Colaborou no ministério da juventude na Espanha e no ministério vocacional na Itália e no México. De 2011 a 2016, foi reitor da comunidade de teologia do Colégio Internacional de Legionários de Cristo em Roma. Em 2016, ele se mudou para a Cidade do México para colaborar na promoção profissional e servir como reitor do Centro Estudantil e Conselheiro territorial. Foi eleito  Primeiro-Conselheiro e Vigário Geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.

Descrição do trabalho:

O vigário geral é membro do Conselho Geral (é o primeiro-conselheiro) e goza dos poderes que o diretor geral delega a ele por um tempo específico ou ad casum.

São poderes do vigário geral quando o diretor geral estiver impedido ou o cargo estiver vago:

  1. Assume todos os deveres e direitos do cargo de diretor geral;
  2. Durante o seu governo, é proibido inovar algo na vida da Congregação;
  3. No caso de vacância do cargo de diretor geral, cabe ao vigário geral convocar o Capítulo Geral eletivo dentro de três meses e presidi-lo até a eleição do novo diretor geral.

Conselheiro Geral: Pe. Jesús Villagrasa, L.C.

Biografia:

Padre Jesús Villagrasa, L.C., nasceu em 1963  em Zaragoza, Espanha. Ele entrou no Noviciado da Legião de Cristo em Salamanca em 15 de setembro de 1981, emitiu sua profissão perpétua em 8 de outubro de 1989. Foi ordenado sacerdote em 25 de novembro de 1994. É doutor em filosofia, em teologia e em bioética. Desde 1999 é professor comum de metafísica na Faculdade de Filosofia do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Foi diretor do Gabinete de Qualidade e do Núcleo de Avaliação do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (2009-2013). Em 31 de janeiro de 2011, o Cardeal Velasio De Paolis o nomeou Conselheiro Geral, cargo em que foi confirmado pelo Capítulo Geral de 2014. Ele foi encarregado de monitorar a Rede Regnum Christi de faculdades e universidades e atuou como reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de 2013 a 2019. Em 7 de fevereiro,  ele foi reeleito pelo Capítulo Geral de 2020 como Conselheiro Geral dos Legionários de Cristo.

Conselheiro Geral: Pe. Rafael Ducci, L.C.

Biografia:

Rafael Ducci, L.C., nasceu em Santiago (Chile) em 12 de setembro de 1970. Entrou na Legião de Cristo em 25 de março de 1989, após concluir o ensino médio. Ele emitiu sua profissão perpétua em junho de 1997 e foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 2002. É formado em filosofia e  teologia pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Durante 10 anos, ele colaborou nos escritórios do Secretariado Geral. Foi diretor da seção de homens e mulheres de Regnum Christi em Santiago (Chile). Atuou como vigário-territorial e chefe da equipe territorial de apostolado no Território do Chile. Ele foi eleito Conselheiro Geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.

Conselheiro Geral: Pe. Pedro Barrajón, L.C.

Biografia:

Pedro Barrajón, L.C., nasceu em 4 de dezembro de 1957 em Valdepeñas, Ciudad Real, Espanha. Ele entrou na Legón de Cristo em 4 de outubro de 1974. Emitiu a profissão perpétua em 7 de abril de 1985. Durante suas práticas apostólicas, foi assistente do ECYD e da seção de jovens do Regnum Christi em Monterrey (1979 a 1983). Foi prefeito de estudos dos Leigos Consagrados no México (1985-1986). De 1987 a 2000, colaborou como Assistente do secretariado geral. Ele estudou seu Bacharelado em Teologia na Universidade Angelicum de Roma e é formado em filosofia e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1988. Após sua ordenação, dedicou-se principalmente à pastoral acadêmica, primeiro no Colégio Internacional dos Legionários de Cristo, então afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana (1991-1992) e de 1993, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, do qual foi reitor de 2007 a 2013.De 2004 a 2014, ele foi diretor das seções de adultos em Bruxelas, Bélgica. Foi diretor do Instituto Sacerdos de 2014 a 2016. Foi reitor da Universidade Europeia de Roma até ser eleito Conselheiro Geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.

Conselheiro  Geral: Pe. Gerardo Flores, L.C.

Biografia:

Padre Gerardo Flores de la Fuente, L.C., nasceu em 21 de fevereiro de 1972 em Puebla, México. Em 1990, ingressou no Noviciado da Legião de Cristo em Cheshire, Estados Unidos, onde também realizou estudos humanísticos de 1992 a 1993. Estudou estudos eclesiásticos no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum em Roma, Itália, onde também se formou em filosofia. De 1995 a 2000, colaborou na formação de seminaristas menores em Monterrey, México. Ele emitiu sua profissão perpétua em 15 de agosto de 1998 e recebeu a ordenação sacerdotal em 24 de dezembro de 2003. Após sua ordenação sacerdotal, voltou ao México, onde continuou a colaborar na formação de seminaristas menores nos centros vocacionais de La Joya (Cidade do México), León, Monterrey e Guadalajara. A partir de  2015 foi encarregado de acompanhar o processo de renovação dos centros vocacionais dos Legionários de Cristo e, desde 2017, é responsável por ambientes seguros para menores e adultos vulneráveis. Ele foi eleito Conselheiro Geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.

Conselheiro Geral: Pe. Michael Brisson, L.C.

Biografia:

O padre Michael Brisson, L.C., nasceu em 22 de fevereiro de 1977 em Hartford, Estados Unidos. Ele entrou na Legião de Cristo em 1995 em Cheshire. Concluiu o noviciado em Monterrey, México, e os estudos de humanidades em Cheshire. Durante suas práticas apostólicas, ele colaborou no escritório de captação de recursos nos Estados Unidos. É graduado em filosofia pela Pontifícia Regina Apostolorum Athenaeum,  onde também completou seu primeiro ano de estudos eclesiásticos de teologia de 2006 a 2007. Em 2007, foi nomeado Secretário territorial de Nova York e gerente comunitário da sede da gestão territorial ao terminar seus estudos. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 2009 na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Foi nomeado diretor territorial da sede  de Nova York e diretor das seções de homens e mulheres na mesma cidade. Colaborou por três anos como coordenador local de apostolado em Nova York e como diretor da comunidade apostólica de Thornwood. A partir de 2013, atuou como Secretário Territorial da América do Norte, superior de uma comunidade legionária em Atlanta e capelão da comunidade consagrada do Regnum Christi de Atlanta. Foi eleito Conselheiro Geral pelo Capítulo Geral da Congregação em fevereiro de 2020.

Administrador Geral: Pe. José Cárdenas, L.C.

Biografia:

José Gerardo Cárdenas Jiménez, L.C., nasceu em 1 de julho de 1957 em Monterrey, México. Ele iniciou o noviciado em 15 de setembro de 1974 em Orange, Connecticut, Estados Unidos. Ele emitiu a profissão perpétua em 22 de dezembro de 1982 e foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1985 em Roma. Em 1986,  colaborou na fundação da Legião de Cristo no Brasil. De 1987 a 1990, ele ocupou o cargo de instrutor iniciante do noviciado brasileiro. De 1991 a 2001, atuou como assistente do diretor territorial da América do Sul. De 2002 a 2012, foi Diretor Territorial do Chile e Argentina. Foi Administrador Territorial do Brasil. Ele foi eleito Administrador Geral dos Legionários de Cristo no Capítulo Geral de 2014 e reeleito para esse cargo no Capítulo Geral da Congregação de 2020.

Descrição:

O Administrador Geral tem a missão de auxiliar no controle do patrimônio, na auditoria, na tesouraria e na supervisão legal das obras da Legião, bem como na preparação e acompanhamento dos orçamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here