O americano Pe. John Connor, LC é eleito novo Diretor Geral dos Legionários de Cristo

0
1123

Foi eleito, nessa quinta-feira (6), o novo Diretor Geral dos Legionários de Cristo, Pe. John Connor, LC. Ele tem 51 anos e nasceu em Maryland (Estados Unidos), onde exerce suas responsabilidades sacerdotais e governamentais desde 2001. Ele era Diretor Territorial dos Legionários de Cristo da América do Norte. Ele também viveu na Alemanha, Itália e Espanha. Ele é o primeiro Diretor Geral da Congregação que não é mexicano.

Veja a carta enviada aos Legionários de Cristo sobre a eleição do Pe. John Connor

A eleição do novo Diretor Geral pelo Capítulo aconteceu depois de duas semanas dedicadas para abordar a questão do abuso sexual “para fazer justiça às vítimas, mudar uma mentalidade, formas de proceder e cultura institucional que possibilitaram tanta dor” e comprometeu-se a “divulgar, ao final de seu trabalho, os resultados de suas considerações e resoluções sobre esse assunto”.

Com esta eleição, o mandato do Pe. Eduardo Robles Gil, LC termina. Nos próximos dias, ocorrerá a eleição dos seis membros do governo que compõem o Conselho Geral, de acordo com as Constituições aprovadas pela Santa Sé em 2014, após a revisão das mesmas que os Legionários fizeram junto à Igreja. Também será escolhido o novo Administrador Geral.

Sobre o Pe. John Connor

O Pe. John Connor, LC, tem 51 anos. Vive nos Estados Unidos desde 1997, onde exerceu seu ministério sacerdotal e cargos de governo na Filadélfia, Nova York e Atlanta. É licenciado em administração pela Universidade de Loyola (Chicado). Viveu na Alemanha, Itália e Espanha. Estudou Filosofia e Teologia em Roma, onde foi ordenado sacerdote no dia 2 de janeiro de 2001. É diretor territorial da Legião de Cristo da América do Norte desde 2014 e, atualmente, é membro do Colégio Diretivo Territorial do Regnum Christi nesse território.

Determinação e transparência para afrontar os abusos

O novo Diretor Geral terá a responsabilidade junto ao restante do governo de levar adiante os mandatos e indicações do atual Capítulo, que é o órgão máximo de governo da Congregação dos Legionários de Cristo.

No dia 24 de janeiro, o Capítulo divulgou uma determinação de afrontar o tema dos abusos, tema que tem se dedicado há duas semanas “com a mente e o coração nas vítimas”, “para analisar a magnitude do mal feito e do sofrimento infligido, suas causas, suas consequências, e, assim, poder confirmar as medidas já tomadas e estabelecer outras novas medidas”. Adquiriu o compromisso de “dar a conhecer publicamente, ao término dos trabalhos, os resultados de suas considerações e resoluções sobre esse tema”. Os padres capitulares tiveram a oportunidade de escutar o testemunho de duas vítimas de abusos sexuais, e o Pe. Hans Zollner, S.J., secretário da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, quem lhes pediu urgência para sair ao encontro das vítimas.

Os próximos dias serão dedicados para concluir a eleição dos membros do Conselho e do Administrador Geral. Nas próximas semanas, serão abordados temas como a missão apostólica da Congregação e sua relação com as demais vocações do Regnum Christi, a formação dos seminaristas, a vivencia da pobreza na Congregação, a vida comunitária, a pastoral vocacional e a disciplina religiosa em geral.

Site Oficial

O site oficial do Capítulo é: https://legionariosdecristo.org/capitulo2020, onde são publicadas notícias periódicas, fotografias e comunicados oficiais. Todo esse material também poderá ser encontrado em nosso site.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here