Diretores Territoriais dos Brasil se reúnem em Roma com o Governo Geral 

0
1157

O Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil e a Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas no Brasil, estiveram em Roma, neste mês de maio em Roma, com os demais diretores territoriais e os governos gerais de cada ramo. 

Diretores Territoriais dos Legionários de Cristo e Governo Geral da congregação

Na reunião dos Legionários de Cristo, os diretores trataram de temas de relevância para a congregação, como, por exemplo, a missão que os futuros diáconos desempenharão a partir da metade deste ano.

Eles começavam seus dias de reunião diante de Cristo Eucaristia, em adoração e pedindo luz a Deus para em tudo buscar o melhor para a congregação, para a Igreja e para cada legionário. Era um ambiente de muita fraternidade.

No dia 9, os diretores territoriais dos três ramos que estavam em Roma e o Colégio Diretivo Geral, participaram de uma apresentação sobre a Convenção Geral do Regnum Christi, que acontecerá em Roma, em 2024. “Será uma oportunidade para analisar se estamos realizando a missão confiada por Deus, Nosso Senhor, e que dá sentido à nossa existência e para responder, como família espiritual, ao convite do Papa Francisco para vivermos a sinodalidade”, destacou o Pe. André Delvaux, LC.

Depois, os diretores territoriais da Legião começaram propriamente as reuniões de atribuição de missão, que se prolongaram por cinco dias. Nessas reuniões, os superiores decidem onde e em que deve trabalhar cada religioso que conclui seu 3º ano de teologia, e logo será diácono, e que começa seu período de práticas apostólicas ou estágio pastoral.

Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil, em Roma

“É uma grande responsabilidade e uma tarefa árdua conciliar o maior bem para cada um dos religiosos com as necessidades da congregação em sua missão. Em breve, se comunicará os resultados dessas reuniões e os nomes dos legionários que virão ao Brasil para exercer seu ministério”, disse o diretor da congregação no Brasil.

Além de um dia de convivência, os diretores territoriais e o diretor geral conversaram sobre temas de vida interna, com o intuito de buscar melhoras no serviço de governo por eles prestado a toda a congregação.

Consagradas do Regnum Christi refletem no planejamento global, sustentabilidade e sinodalidade 

Diretoras Territoriais das Consagradas do Regnum Christi com o Governo Geral

As Consagradas do Regnum Christi também se reuniram em Roma, de 5 a 17 de maio. Kate O’ Connor, Diretora Territorial das Consagradas no Brasil, esteve presente ao lado das demais diretoras territoriais e do Governo Geral das consagradas.

Durante as reuniões, elas refletiram e trabalharam no desenvolvimento do plano global estratégico da Sociedade de Vida Apostólica das Consagradas, nas mudanças das consagradas, novas atribuições de missão e a sustentabilidade. Também havia momentos de oração para a escuta do Senhor. Em um dia de convivência e descanso, estiveram juntas para rezar na cidade de Assis. 

Reunião das Diretoras Territoriais das Consagradas do Regnum Christi

Além disso, elas receberam uma formação sobre o tema “Liderança das Diretoras Territoriais no cuidado da vida das comunidades para a missão, buscando ser comunidades que dão vida” e tiveram uma formação com o Pe. Gianfranco Ghirlanda SJ sobre a recente constituição apostólica Praedicate Evangelium, refletindo na sinodalidade na Igreja.

Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi no Brasil, com membros do RC Brasil que foram a Roma para as Ordenações Sacerdotais

Nos tempos livres, as consagradas aproveitavam para compartilhar desafios da missão como diretoras, propiciando o crescimento na comunhão para servir melhor à Sociedade de Vida Apostólica. Ao final, a comunidade das consagradas da sede de Roma preparou um jantar especial, no qual agradeceram todas as diretoras territoriais e a Nancy Nohrden, Diretora Geral, pelo serviço e entrega no governo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here