De 28 de setembro a 06 de outubro, Elena Bartolomé, diretora territorial das Consagradas do Regnum Christi do Brasil, acompanhada por Adriana Guimarães, visitou algumas localidades do movimento que estão no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo era conhecer a realidade dessas cidades que outrora contavam com a presença ou recebiam mais periodicamente a visita de consagradas que trabalhavam nesse estado.
A carinhosa acolhida foi experiência que marcou todos esses dias, desde a chegada em Porto Alegre, até as visitas às cidades de Bagé e Ijuí.
De 28 de setembro a 1º de outubro, aconteceu o Curso de Senhoras, cujo tema foi: “Maria, nossa Mãe”. As palestras versaram sobre temas doutrinais, pastorais, devocionais e carismáticos. Os palestrantes foram os padres José Laboy, Júlio César Gomes, Cleomar Ferronato e as consagradas Elena Bartolomé e Adriana Guimarães. Vitória de Carli, da seção de Porto Alegre, apresentou sua dissertação de Mestrado, pela PUC-RS sobre a eclesialidade do Regnum Christi. Participaram senhoras das localidades de Porto Alegre, Bagé, Ijuí e Caxias do Sul. Deu-se um ambiente de comunhão e um espírito de família que se notou na presença de diversas vocações do Movimento que interagiram com espírito de colaboração e de muita valorização da presença e contribuição de cada um.
Inclusive, no dia 29 de setembro, Elena completou 16 anos de vida consagrada e para ela foi muito especial poder celebrar esta data em companhia de Adriana, consagrada, dos padres e das senhoras, manifestação da diversidade de vocações do Movimento, unidas em uma só família, um só carisma. A presença de diversas localidades foi importante para conhecer a forma de viver a vocação do Regnum Christi das gaúchas.
Ainda no dia 1º de outubro, pela manhã, a viagem continuou para Bagé onde estiveram até o dia 03. Com muitos gestos de carinho, Elena e Adriana foram acolhidas e participaram de momentos de partilha para conhecer a melhor a realidade dos grupos, encontro com casais e foi até possível ter uma tarde de descanso, para conhecer melhor os campos dos pampas gaúchos. Em Ijuí, permaneceram até o dia 06 de outubro e aconteceram encontros e reuniões com responsáveis, dirigiram encontros de três equipes do ECYD feminino, palestra sobre o acompanhamento espiritual com as senhoras e, por fim, diversos encontros e atendimentos pessoais.
Com muita gratidão a Deus, foi um grande presente encontrar pessoas tão identificadas com a vocação e com o carisma do Movimento, comprometidas com a sua vocação cristã e com o desejo grande de se renovar, partilhar e fazer crescer esse dom de Deus para a Igreja e a sociedade.
Texto por: Adriana Guimarães